ERA UMA VEZ... O PRINCIPIO LÚDICO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

MARIA GEISSIANE LUSTOSA CARMO

Co-autores: MARIA RAYNARA LEITÃO CLAUDINO, SHELMON EDSON CANUTO OLIVEIRA, SÔNIA ALVES DA SILVA, VALÉRIA ALVES DA COSTA e YARA EVILLYN OLIVEIRA LIMA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este trabalho é fruto das experiências vivenciadas na Escola de Cidadania Antônio Anísio da Frota - CAIC, localizada no município de Crateús - CE, onde as contações de história foram utilizadas como parte da metodologia aplicada nos Clubes de Leitura com as turmas do 4º e 5º ano. Estes momentos fazem parte do subprojeto "Tessituras de Vida e Cidadania: Ler, Escrever e Contar Histórias no Sertão" do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús - FAEC, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade Estadual do Ceará - UECE. O objetivo geral é analisar como as histórias contadas às crianças auxiliam no seu desenvolvimento pessoas e educacional. De maneira específica, pretende-se ponderar sobre como as contações ajudam a despertar a imaginação e o senso crítico da criança; descrever as metodologias utilizadas durante as contações de história dentro do subprojeto; avaliar como essas metodologias oportunizaram o desenvolvimento da aprendizagem das crianças e de que forma essas ações ajudam a desenvolver o espírito leitor. Os estudos acerca da temática foram fundamentados em Medeiros e Brasil, Lippi e Fink, bem como nas ações e reflexões feitas durante os Clubes de leitura, vivenciadas nas salas de 4º e 5º ano da escola acima citada. Os resultados obtidos e que, agora, embasam este trabalho são fruto do olhar e da percepção de bolsistas e supervisora durante os clubes e os momentos de contações, o despertar das crianças para o gosto pela leitura, o interesse em participar e a espera, impaciente, pelos clubes de leitura, onde as os mesmos expuseram suas opiniões e pensamentos com base em cada história que lhes eram apresentadas, os diálogos e as ideias trocadas e compartilhadas em seguida nos permitiram atentar para a compreensão que as crianças tinham das histórias, observando como, ao longo do tempo, suas respostas foram ficando mais consistentes e objetivas. Seus saberes, fantasias, sonhos e reflexões foram colocados à prova em momentos lúdicos.