A IMPORTANCIA DA CULTURA LOCAL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

SABRINA MARIA DOS SANTOS

Co-autores: ANTONIA ROZÂNGELA BELISÁRIO REZENDE LOPES, DÉBORA RIBEIRO MARTINS, MARIA EUNICE PEREIRA CARLOS, MARIA ROZILENE DE SOUZA COSTA e TAMIRES CARLA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O tema deste trabalho está relacionado ao folclore, conjunto de tradições, costumes e crenças populares passadas de geração a geração, que ocorrem de diversas formas e mexem com o imaginário das pessoas, revelando traços determinantes para a maneira de ser, pensar e agir das pessoas. O trabalho objetiva relatar a experiência desenvolvida nos clubes de leitura com o tema "Romaria ao Cemitério de Felícia", nas turmas de 3º, 4º e 5º ano nas escolas: Escola de Cidadania Airam Veras, Escola de Cidadania Amadeu Catunda, Escola de Cidadania Antonio Anísio da Frota, Escola de Cidadania Francisca Machado, Escola de Cidadania Maria José Bezerra de Melo, Escola de Cidadania Olavo Bilac, Escola de Cidadania Padre Bonfim e Escola de Cidadania Vilebaldo Barbosa Martins. A ideia de trazer o folclore para o contexto da sala de aula permitiu uma atividade prazerosa que possibilitou às crianças perceberem os elementos da sua própria história, reconhecendo-se parte dela. Essas atividades são integrantes do subprojeto "Tessituras de vida e cidadania: ler, escrever e contar histórias no sertão" e foram desenvolvidas durante os meses de agosto e setembro do ano de dois mil e quinze. O tema é relacionado a uma lenda regional do período da escravidão e retrata a história de uma escrava negra, perpetuada pela história e comportamentos de um povo, que movidos pela fé, revelam sua crença religiosa baseada nos contos milagrosos da escrava que, segundo os relatos populares, desde a sua morte foi tomada como santa. As atividades do clube tiveram como objetivo divulgar a lenda da Escrava Felícia, promover um diálogo com as crianças a respeito da influência do folclore na construção da cultura de um povo, aproximar as crianças do contexto da história para que percebam a regionalidade da lenda e sua importância para as comunidades locais e despertar nelas o interesse pela leitura e, consequentemente a escrita. Nas realizações das atividades foram utilizados como artifícios a contação de história por meio de maquete, televisão, dramatização, brincadeiras populares, dinâmicas, roda de conversa, painel, vídeo, cordel sobre a lenda e atividades de leitura e escrita. Os mistérios que envolvem essa lenda, e a forma como ela foi apresentada às crianças, tornaram a temática instigante, fazendo com que as crianças, os professores e as professoras participassem satisfatoriamente dos momentos propostos, despertando a curiosidade de ambos acerca dos acontecimentos da lenda.