OFICINA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS: UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

OLAVO MATEUS RODRIGUES LOPES

Co-autores: OLAVO MATEUS RODRIGUES LOPES, DANIELA ANCHIÊTA ARAÚJO e GLAYLTON BATISTA DE ALMEIDA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A mera transmissão sistemática de informações, de regras e conceitos no Ensino de Ciênciasda Naturezavem causando sérios impactos negativos no processo de ensino aprendizagem dos discentes, tornando as aulas mecanizadas e desconectadas da vida cotidiana do aluno, afastando adisciplina de Ciências da realidade e deixando-a desmotivadora.Dentro deste contexto, o objetivo do trabalhofoipropor uma oficina de atividades práticas na disciplina de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, bem como analisarquais seriam os impactos na aprendizagem dos alunos mediante a utilização de tal ferramenta pedagógica.Partindo desse pressuposto elaborou-se uma oficina com o seguinte tema: "Poluição: suas causas, conseqüências e possíveis soluções", focando em quatro tipos de poluição, a da água, solo, ar e sonora. A oficina, realizada como atividade integrante da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental,foi aplicada em quatros turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Crateús, estado do Ceará. A oficina foi pautada em três momentos. Inicialmente foram realizadas discussõesacercadas concepções prévias dos alunos a respeito dos tipos de poluições. Em um segundomomento houve uma discussão específicaa partir de uma situação problema e finalmente foram realizados experimentos, nos quais os alunos fizeram uma reflexão sobre poluição, suas causas, consequências e possíveis soluções.Ao término da oficina ficou evidente quea grande maioria dos alunos mudou suas concepções iniciais a respeito do assunto poluição. Outro aspecto positivo que merece destaque foi a participação dos alunos nas discussões durante a oficina. Portanto, a oficina não apenas motivou os alunos, mas instigou-os a discutir, a fazer suas considerações e a refletir, quebrando uma rotina de ensino conteudista e partindo para uma metodologia que fortalece o processo de ensino aprendizagem, fazendo abordagens e ligações à vida cotidiana dos alunos. Diante disso, pode observar que os educadores precisam rever de uma maneira crítica as suas metodologias de ensinona disciplina de Ciênciasda Natureza, observandoquais delas realmente proporcionam a motivação e o fortalecimentodo processo de ensino aprendizagem dos educandos.