As vivências e atividades desenvolvidas no Subprojeto de Pedagogia "Tessituras De
Vida e Cidadania: Ler, Escrever e Contar Histórias No Sertão" ligado ao projeto
institucional da UECE/PIBID com recursos da CAPES realizado na instituição de rede
pública do município de Crateús: Escola de Cidadania Vilebaldo Barbosa Martins,
serviram de esteio para o desenvolvimento deste estudo sobre a importância da música
na formação do sujeito. A música tem um potencial transformador que contribui para a
formação pessoal, cultural e social do indivíduo com base no seu uso em sala de aula, é
possível desenvolver nos educandos diversas habilidades, entre elas: a criatividade, a
socialização, a interação, o conhecimento de mundo entre outros. O trabalho
desenvolvido por intermédio do Pibid com as crianças nas turmas de 4º e 5º anos da
escola supracitada faz uso da música nas aberturas e encerramentos dos momentos de
socialização. A música utilizada em cada dia tem um propósito de fazer uma relação
com o tema proposto, atuando como elemento gerador de opiniões que antecedem o
assunto a ser discutido. O estudo objetiva refletir sobre a importância da música no
processo de ensino e de aprendizagem, bem como discutir sobre sua aplicação e seus
benefícios no desenvolvimento do indivíduo. Para melhor aprofundamento teórico
foram realizados estudos periódicos relacionadas ao uso da música na sala de aula e,
com base nisso, elaboradas reflexões sobre as suas possibilidades de uso. A música se
constitui, portanto, em um instrumento significativo e essencial no processo educativo
ampliando a capacidade de comunicação e criticidade.