A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA FORMAÇÃO PESSOAL, CULTURAL E SOCIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL.

MARIA ADRIANA FERREIRA DA SILVA

Co-autores: MARIA ADRIANA FERREIRA DA SILVA, ANTONIA JANE CLEIDE SAMPAIO FONTELES, GLÁUCIA ÁUREA DE SOUSA PINHEIRO SOARES, MARIANA DA SILVA SOUSA, MAYARA TEIXEIRA DO NASCIMENTO, VIRNA KELLY RODRIGUES DA SILVA, MARIA EDLEUDA FERREIRA RODRIGUES e MARIA DO SOCORRO LIMA MARQUES FRANÇA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As vivências e atividades desenvolvidas no Subprojeto de Pedagogia "Tessituras De 
Vida e Cidadania: Ler, Escrever e Contar Histórias No Sertão" ligado ao projeto 
institucional da UECE/PIBID com recursos da CAPES realizado na instituição de rede 
pública do município de Crateús: Escola de Cidadania Vilebaldo Barbosa Martins, 
serviram de esteio para o desenvolvimento deste estudo sobre a importância da música 
na formação do sujeito. A música tem um potencial transformador que contribui para a 
formação pessoal, cultural e social do indivíduo com base no seu uso em sala de aula, é 
possível desenvolver nos educandos diversas habilidades, entre elas: a criatividade, a 
socialização, a interação, o conhecimento de mundo entre outros. O trabalho 
desenvolvido por intermédio do Pibid com as crianças nas turmas de 4º e 5º anos da 
escola supracitada faz uso da música nas aberturas e encerramentos dos momentos de 
socialização. A música utilizada em cada dia tem um propósito de fazer uma relação 
com o tema proposto, atuando como elemento gerador de opiniões que antecedem o 
assunto a ser discutido. O estudo objetiva refletir sobre a importância da música no 
processo de ensino e de aprendizagem, bem como discutir sobre sua aplicação e seus 
benefícios no desenvolvimento do indivíduo. Para melhor aprofundamento teórico 
foram realizados estudos periódicos relacionadas ao uso da música na sala de aula e, 
com base nisso, elaboradas reflexões sobre as suas possibilidades de uso. A música se 
constitui, portanto, em um instrumento significativo e essencial no processo educativo 
ampliando a capacidade de comunicação e criticidade.