O INCENTIVO A LEITURA PELA DA POESIA: UMA EXPERIÊNCIA PRAZEROSA NA SALA DE AULA.

DEISE GOMES DE SOUZA TORRES

Co-autores: DEISE GOMES DE SOUZA TORRES – DEISE.GOMES@ALUNO.UECE.BR, MARCIANA RODRIGUES DE SOUSA – MARCIANA.SOUSA@ALUNO.UECE.BR, ELIZIANE MOURÃO DOS SANTOS – FRANCISCA.ELIZIANE@ALUNO.UECE.B, ISABELLE SARAIVA DOS SANTOS – ISABELLE.SARAIVA@ALUNO.UECE.BR, JACINTA PINHO DE SOUSA – JACINTA.SOUSA@ALUNO.UECE.BR e Mª LOURDES O. RODRIGUES – MARIA.LOURDES@UECE.BR
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O município de Crateús recebe em oito de nossas escolas municipais, o subprojeto "Tessituras de vida e cidadania: ler, escrever e contar histórias no sertão" vinculado ao projeto institucional de iniciação à docência - PIBID, visando ao aprimoramento da formação inicial dos licenciandos do curso de pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús - FAEC. Nesse trabalho a temática é relacionada ao processo de leitura nas salas de aula, utilizando a poesia. Este trabalho tem por objetivo compartilhar as experiências vivenciadas nas práticas de incentivo à leitura e à escrita, potencializando a oralidade como também a criatividade, despertando o desejo e o prazer da leitura. As experiências foram desenvolvidas no período de 03 de agosto a 02 de setembro do ano de 2015, nas turmas de 4º e 5º ano. Dentro desse processo o aprendizado foi enriquecedor e tornou-se notória a necessidade do lúdico no trabalho com os conteúdos. Compreendeu-se, ainda, a importância de se trabalhar os diferentes tipos de textos, como a poesia, que apresenta uma maior potencialidade na questão da oralidade, permitindo o brincar com palavras e rimas, valorizando o imaginário infantil que resultam em expressões artísticas, dentre elas a produção de textos pelo próprio educando. Um compartilhar que reforça o sentimento do quanto indispensável é a formação didática e a prática dos professorandos, elevando o nível de experiência e lhes atribuindo as ferramentas da autoformação.