ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ANÁLISE DOS PROFESSORES - SUPERVISORES SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM AMBIENTES ESCOLARES

CARLA MANOELA COSTA RODRIGUES

Co-autores: FABRÍCIO BONFIM SUDÉRIO , REJANE PEREIRA DIAS GOMES , MARIA AUXILIADORA MARTINS, AMANDA DIOGO MATOS , ANTONIA THAIS SILVA MENDES , DENNIS DIAS MACHADO, LUIZ CARLOS AURELIO VIEIRA, RAQUEL BEZERRA DA COSTA e ANTONIA JUNIOR FERREIRA MARTINS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A graduação em licenciatura é um momento de descobertas, de primeiras reflexões e conflitos sobre o que é ser professor, sobre o ambiente profissional e as condições que envolvem essa profissão. Compreende-se que as atividades de estágio devem contribuir de forma significativa nesse processo. Entretanto, pode ocorrer algumas dificuldades sentidas tanto pelos alunos como pelos professores da escola. Notando a importância da realização e do contexto do estágio, esse trabalho teve como objetivo analisar a opinião dos professores atuantes no Colégio estadual Regina Pacis sobre a conduta dos estagiários do curso de licenciatura plena em ciências biológicas em sala de aula. A princípio houve a seleção apenas dos professores de biologia que estavam supervisionando estagiários, no total quatro professores, em seguida foram submetidos a um questionário com cinco questões dissertativas. Os professores - supervisores apresentam formação de licenciatura em ciências biológicas, onde três apresentam uma formação complementar, dois(uas) professores(as) obtêm formação em especialização em alguma área de biologia, e um(a) formação complementar em mestrado. Os professores- supervisores afirmaram que o estágio é a primeira oportunidade que o licenciando tem para sua formação futura, e essa é de grande importância pois promove o desenvolvimento na prática docente e proporciona a experiência em sala de aula. Quando perguntados sobre as metodologias dos estagiários, alguns professores afirmam que há a utilização de métodos diferentes do tradicional "quadro e giz", já outros afirmaram que alguns apresentam boa desenvoltura na prática de metodologias diferenciadas, já outros nem tanto. Já quando há a relação de comparação entre o estágio realizado pelo aluno universitário e o realizado pelo professor no seu período de formação na universidade, três professores(as) afirmaram não ter encontrado nenhuma dificuldade na realização do estágio, achando porém, elevada a carga horária dos estágios atuais, já um professor(a) afirmou ter encontrado  dificuldades, tais poucos recursos tecnológicos e propostas didáticas, afirmando que hoje em dia já é um problema que não existe mais para os estagiários de licenciatura. Um dos professores afirmou que os estagiários utilizam de metodologias que não se assemelham em nada das suas metodologias utilizadas em sala de aula, já o restante considerou as metodologias dos estagiários similar as suas. De modo geral, todos os professores- supervisores acreditam que a geração de futuros docentes está apta para enfrentar as dificuldades encontradas na educação no ensino de biologia da rede pública de ensino, pois o estágio proporciona o melhoramento contínuo do futuro docente.