Este trabalho apresenta como temática de discussão o uso do lúdico como incentivo à leitura. O objetivo é refletir sobre as práticas de leitura, usando a contação de história como estratégia principal. A ludicidade como recurso pedagógico auxilia o educando a formar conceitos próprios, socializando e desenvolvendo relações lógicas melhorando a aprendizagem. O uso da contação de história como metodologia de ensino estimula inúmeros benefícios ao aluno, uma vez que essa instiga a imaginação, a criatividade, a oralidade, incentivando o gosto pela leitura proporcionando a vontade de aprender e construir um novo conhecimento. As atividades foram realizadas na Escola de Cidadania Francisca Machado, escola integrante do subprojeto Pibid do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús, "Tessituras de vida e cidadania: ler, escrever e contar histórias no sertão", no período de 25 de maio a 12 de agosto do ano em curso. No subprojeto, as práticas de leitura são desenvolvidas de modo diversificado, como nos Clubes de Leitura e nos momentos de coparticipação em sala de aula. No decorrer do ano, o trabalho efetivou-se com temas específicos como "História de vida", fábulas e a Lenda da Escrava Felícia. As contações foram feitas com auxílio de aventais, dramatizações e cartazes. Por meio da contação de história foi possível despertar o interesse das crianças pelos mais variados gêneros textuais trabalhados de forma lúdica e prazerosa. As atividades realizadas tinham o intuito de incentivar os alunos a participar das práticas de leituras variadas, que envolviam, também a produção escrita de novos textos, na sequência da atividade. Constatou-se, que por meio das histórias contadas, os alunos se mostraram interessados pela leitura e participaram ativamente das atividades propostas que envolviam o ato de ler. Concluiu-se que uma forma diferenciada e lúdica de se trabalhar os mais diversos gêneros textuais desperta um maior interesse pela leitura.