A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO “QUEBRANDO A CABEÇA COM A CADEIA” NA APRENDIZAGEM DE ECOLOGIA

ALERCIA ARAUJO FURTUNATO

Co-autores: ABIDÃO BEZERRA CAMELO NETO, MARIA AUXILIADORA MARTINS, RAFAEL BEZERRA E SILVA, FABRICIO BOMFIM SUDÉRIO, ANTONIA THAIS SILVA MENDES, RAQUEL BEZERRA DA COSTA, REJANE PEREIRA DIAS GOMES, EVA PEREIRA SALES e CINTIA RAFAELLA FERNANDES DE OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Os jogos didáticos são ferramentas úteis para o processo de ensino- aprendizagem, pois se apresentam como alternativas que auxiliam a construção de conhecimento pelos alunos, favorecendoamelhoria na aprendizagem.As atividades lúdicas exercem um papel importante na aprendizagem dos alunos, epor meio destas os professores podem atestar que é possível reunir, dentro da mesma situação, o lúdico e o educar. Este trabalho teve o objetivo de analisar a eficiência do jogo "Quebrando a Cabeça com a Cadeia"na aprendizagem de conceitos relacionados à cadeia alimentar, um dos conteúdosabordados em ecologia. O jogo foi aplicado em uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Regina Pacis (CERP), escola parceira do subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE,localizada no município de Crateús-CE. Para a coleta e análise dos dados foram aplicados dois questionários:umpré-teste, antes do uso do jogo; e um pós-teste, após o uso do jogo. A pesquisa contou com a participação de 24 estudantes e os questionários visaram conhecer, além da evolução na aprendizagem, a opiniãodos alunos com relação à utilização de jogos didáticos como ferramenta de ensino. Os resultados deixaram evidente que houve uma evolução na aprendizagem dos alunos. Naprimeira questão (sobre os níveis tróficos em uma cadeia alimentar), o percentual de acerto aumentou de 63% para 71%. Na segunda questão (sobre organismos produtores de uma cadeia alimentar), o índice de acerto aumentou de 80% para 100%. Na terceira questão (sobre os seres representantes de cada nível trófico), o percentual de acerto aumentou de 75% para 80%. Na quarta questão (sobre os níveis tróficos), o índice de acerto aumentou de 46% para 71%. Com relação à qualidade do jogo, 63% dos entrevistados avaliaram como "bom". No que diz respeito aos pontos positivos da utilização do jogo, citou-se a melhoria efetiva no conhecimento dos alunos sobre o tema abordado. Do exposto, pôde-se concluir que ojogocontribuiu de forma efetiva para a aprendizagem do tema abordado, reforçando a afirmativa de que o uso de jogos no cotidiano escolarpode auxiliar tanto os professores de biologia no processo de ensino como os alunos no processo de aprendizagem.