CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO RECÉM-NASCIDO COM ANEMIA
INTRODUÇÃO
A anemia neonatal é caracterizada por deficiência de oxigenação tecidual secundária à falta de hemácias. Dentre as causas desse tipo de anemia destacam-se a perda sanguínea, produção reduzida e aumento da destruição de hemácias (ARAUJO; REIS, 2012) A diminuição da concentração de hemoglobina (Hb) que ocorre após o nascimento pode ser atribuída ao aumento na disponibilidade do oxigênio. Ao nascimento, quando o oxigênio chega aos pulmões, satura a Hb e a oferta tecidual de oxigênio é então facilitada, levando à diminuição da atividade da eritropoietina plasmática e à redução da produção de células vermelhas nos primeiros dias de vida (VALENTE; BARBOSA, 2010).
OBJETIVO
Revisar a literatura publicada acerca dos cuidados de enfermagem prestados ao recém-nascido com anemia.
METODOLOGIA.
Trata-se de uma revisão bibliográfica, sobre a temática de cuidados de enfermagem ao recém-nascido com anemia neonatal. A partir da análise de artigos com publicações de 2004 a 2015 foram identificados aqueles relacionados aos cuidados de enfermagem ao recém-nascido com anemia,que correspondiam aos descritores "Anemia neonatal", "Enfermagem" e "Recém-nascido". A busca dos artigos foi realizada no período de abril de 2015, na base de dadosLiteratura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e ScientificElectonic Library Online (SciELO), com um total de 5 artigos revisados para realização do trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Verificou-se que dentre os cuidados de enfermagem voltados aos neonatos com anemia, destacam-se os seguintes: monitorar oximetria de pulso; administrar de concentrado de hemácias e medicação conforme prescrição médica; verificar os sinais vitais antes de iniciar a administração do concentrado de hemácias, após quinze minutos do início e a cada uma hora até o término da transfusão; evitar perdas sanguíneas por múltiplas punções; observar reações do recém-nascido durante transfusão. Observou-se que o enfermeiro se responsabiliza por meio do cuidado, pelo conforto e acolhimento dos neonatos, prestando as devidas intervenções e desenvolvendo a Sistematização da Assistência de Enfermagem, ou seja, a equipe de enfermagem torna-se imprescindível desde a admissão do neonato até sua alta.
CONCLUSÃO
Mediante a literatura revisada pode-se constatar que os cuidados de enfermagem ofertados aosrecém-nascidos são de suma importância para garantir uma assistência de qualidade ao neonato. Sendo necessário a monitorização permanente desse recém-nascido,visando desenvolver a Sistematização da Assistência de Enfermagem de forma integral, implementando intervenções de enfermagem e avaliando esta implementação, buscando sempre o bem estar e melhora clínica do neonato.
REFERÊNCIAS
ARAÚJO, L.A, REIS, A.T. Enfermagem na prática materno-neonatal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
VALETE, C.O, BARBOSA, A.D. Atualização sobre transfusão sanguínea e a anemia do prematuro. Rev.Pediatria,v.32, p.37-42, 2010.