PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA: UMA REVISÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Amanda Helena Rodrigues de Andrade¹
Amália Silva Moraes²
July Grassiely de Oliveira Branco³
Antonio Dean Barbosa Marques4
Mirna Albuquerque Frota5
INTRODUÇÃO
A Ventilação Mecânica (VM) é aplicada quando existe a utilização de um aparelho para substituir, total ou parcialmente, a atividade respiratória do paciente, restabelecendo o balanço entre a oferta e a demanda de oxigênio que foi danificado por alguma alteração pulmonar ou sistêmica. A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) é uma contaminação pulmonar grave, que pode desenvolver-se em doentes que estão respirando por meio de ventilador mecânica na UTI. A assistência de enfermagem nestes casos pode reduzir o número de pacientes acometidos por esta infecção e, com isso, diminuir o uso de antibióticos, o tempo de permanência desses enfermos no hospital e mortes associadas a esta complicação.
OBJETIVO
Objetivou-se conhecer mais sobre a doença e identificar os cuidados de enfermagem aos pacientes com pneumonia associada à ventilação mecânica.
METODOLOGIA
Trata-se de uma revisão de literatura, desenvolvido durante estágio prático da disciplina Clínica Geral e Cirúrgica II, no período de setembro á novembro de 2014.
RESULTADOS
Moreira, et al, (2011) afirma que a pneumonia é uma septicemia que atinge os bronquíolos respiratórios e os alvéolos, acometendo assim as trocas gasosas. Sendo considerada a principal causa de morte em pacientes hospitalizados em uma UTI. A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM) é uma infecção pulmonar grave, relacionada à intubação e assistência ventilatória artificial, então sempre que possível deve-se pesar a real necessidade de ventilação mecânica.
A infecção surge em media entre 48 a 72 horas após a intubação endotraqueal e ate 48 horas após a extubação. Sendo uma das infecções mais recorrentes nas unidades de terapia intensiva, com taxas que variam de 9 a 40% das infecções adquiridas nas unidades. A prevenção pode reduzir o número de pacientes acometidos por esta infecção, com o uso de medidas simples e eficazes no combate a essa patologia (SILVA, et al, 2013 ).
Moreira, et al, (2011) diz que algumas intervenções de enfermagem são importantes para prevenir a PAVM e devem ser realizadas em todos os hospitais, principalmente em UTI´s como a realização da mudança de decúbito, que é um cuidado de enfermagem de grande importância para o paciente, pois sua realização minimiza várias complicações, inclusive aquelas associadas à ventilação mecânica, prevenir úlceras gástricas, prevenir a trombose venosa profunda. Um cuidado também muito importante é manter a cabeceira do leito elevada em semi Fowler 30° e 45º, reduzindo significativamente a incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica, diminuindo o refluxo gástrico e o risco de aspiração pulmonar.O acordar diário é de suma importância para saber se o paciente tem condições de sair do tubo.
CONCLUSÃO
Para adotar tais medidas precisa-se de uma capacitação eficiente dos profissionais de saúde, assim como uma supervisão rígida, para que sejam cumpridas essas medidas de prevenção. A pneumonia associada à ventilação mecânica pode ser evitada com cuidados precisos da enfermagem.
DESCRITORES: Pneumonia, Ventilação Mecânica, Assistência de Enfermagem
REFERÊNCIAS
MOREIRA, Bárbara Sueli Gomes; SILVA, Rosana Maria de Oliveira; ESQUIVEL, Denise do Nascimento, FERNANDES, Josicélia Dumet. Pneumonia associada à ventilação mecânica: medidas preventivas conhecidas pelo enfermeiro. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 25, n. 2, p.99-106, 2011.
SILVA, Olvani Martins da; WEINHAL, Gardi Regina; ASCARI, Rosana Amora; Ascari Tania Maria. Pneumonia associada à ventilação mecânica: medidas preventivas conhecidas pelo enfermeiro. Brazilian Journal Of Surgery And Clinical Research - Bjscr, Santa Catarina, v. 3, n. 1, p.49-53, ago. 2013.