INTRODUÇÃO
O Acidente de trabalho (AT) é um evento súbito ocorrido no exercício de atividades laborais e que acarreta dano à saúde, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa morte ou a perda e/ou redução, permanente ou temporária, da capacidade laboral. Dentre os AT, estudos evidenciam que os mais comuns entre os enfermeiros ocorrem com a manipulação dos pérfurocortantes (SILVA et al., 2010).
OBJETIVO
Analisar a produção científica de enfermagem acerca dos AT com pérfurocortantes.
METODOLOGIA
Revisão integrativa da literatura, com busca de artigos nas bases de dados LILACS e BDENF, através dos descritores "acidentes de trabalho", "ferimentos perfurantes" e "enfermagem", em outubro de 2014, por meio dos seguintes critérios de inclusão: artigos produzidos por enfermeiros; publicados no período de 2009-2014; no idioma português; e disponíveis eletronicamente na íntegra. Foram selecionados 15 estudos para compor esta revisão. As informações foram apresentadas de forma descritiva.
RESULTADOS
De acordo com a literatura, a maioria dos acidentes percutâneos ocorre durante o descarte inadequado e reencape de agulhas e escalpes (MOURA; MOREIRA; FONSECA, 2009). Além do cuidado na manipulação de artigos pérfurocortantes para se evitar acidentes, a instituição de saúde é responsável pela aplicabilidade da biossegurança nas atividades dos trabalhadores de enfermagem, por meio da adequação de recursos humanos e materiais, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), incentivo à educação permanente, adoção de medidas de higiene e segurança no ambiente laboral (SILVA et al., 2010). Fatores que levam a ocorrência de acidentes são: a precarização do trabalho, originada pelo excesso de atividade física e mental, pelo sistema de vínculo empregatício, pelo acúmulo de horas trabalhadas ou mesmo pela má remuneração ocupacional no sistema de saúde (SIMÃO et al., 2010).
CONCLUSÃO
Inúmeros fatores contribuem para o alto índice de acidentes com pérfurocortantes entre a equipe de enfermagem, o que evidencia a necessidade da implementação de medidas para melhorar as condições de trabalho e da segurança, pautadas nas possibilidades de mudanças de comportamentos mediadas pela educação permanente para práticas de biossegurança.
REFERÊNCIAS
MOURA, E.C.C.; MOREIRA, M.F.S.; FONSECA, S.M. Atuação de auxiliares e técnicos de enfermagem no manejo de pérfurocortantes: um estudo necessário. Rev Latino-Am Enferm., v.17, n.3, 2009.
SILVA, T.R.; ROCHA, S.A.; AYRES, J.A.; JULIANI, C.M.C.M. Acidente com material pérfurocortante entre profissionais de enfermagem de um hospital universitário. Rev Gaúcha Enferm., v.31, n.4, 2010.
SIMÃO, S.A.F.; SOARES, C.R.G.; SOUZA, V.; BORGES, R.A.A.; CORTEZ, E.A. Acidentes de trabalho com material pérfurocortante envolvendo profissionais de enfermagem de unidade de emergência hospitalar. Rev. Enferm. UERJ, v. 18, n.3, 2010.