INTRODUÇÃO: As infecções sexualmente transmissíveis representam um desafio recorrente entre adolescentes, especialmente pela ausência de informações qualificadas e estratégias educativas adequadas. Este estudo teve como objetivo relatar uma experiência educativa sobre infecções sexualmente transmissíveis com estudantes do ensino médio, utilizando o Arco de Maguerez como metodologia ativa. MÉTODO: Trata-se de um relato qualitativo, desenvolvido com 208 alunos entre março e junho de 2024, em uma escola pública de educação profissional. A intervenção foi conduzida em cinco etapas do Arco de Maguerez, iniciando-se com diagnóstico da realidade por meio de questionários e culminando na proposição de ações educativas participativas, como murais, rodas de conversa e estandes temáticos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apontaram uma evolução significativa na compreensão dos adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveis, passando de percepções superficiais para uma análise crítica das consequências sociais, emocionais e físicas. A produção de materiais e propostas pelos próprios alunos revelou a internalização dos conhecimentos e o fortalecimento do protagonismo juvenil. CONCLUSÃO: Conclui-se que o Arco de Maguerez mostrou-se eficaz para estimular a construção coletiva do saber e fomentar atitudes preventivas, demonstrando ser uma valiosa ferramenta para educação em saúde com adolescentes.