INTRODUÇÃO: A participação estudantil é histórica e consolidou-se com os centros acadêmicos nas IES como mediadores entre discentes e docentes. Esses centros desenvolvem habilidades políticas, sociais e acadêmicas, promovendo o protagonismo estudantil. No curso de Enfermagem da UECE, o Centro Acadêmico Ana Néri criou o CORETUR para articular demandas estudantis. Este estudo relata a experiência de mediação realizada por seus membros. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, tipo relato de experiência, sobre a atuação do CAAN no CORETUR entre agosto/2024 e fevereiro/2025. As reuniões mensais contaram com representantes de todos os semestres e as demandas foram coletadas manualmente, discutidas e encaminhadas à coordenação e colegiado. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O CORETUR, por meio de reuniões mensais, fortaleceu a comunicação entre discentes e gestão, promovendo soluções ágeis para demandas estudantis. Essa experiência desenvolveu habilidades como liderança, negociação e argumentação. A participação ativa contribuiu para a formação crítica e profissional dos futuros enfermeiros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A atuação do CAAN via CORETUR fortaleceu a representatividade estudantil, promovendo diálogo com a gestão, resolução de demandas e desenvolvimento de habilidades como liderança. Apesar de desafios como burocracia e diversidade de demandas, houve maior engajamento dos alunos e sentimento de pertencimento ao ambiente universitário.