Introdução: A adolescência é uma fase marcada por diversas transformações físicas, sociais e emocionais, durante esse período, os jovens enfrentam desafios que afetam diretamente sua saúde mental e os tornam vulneráveis a transtornos psíquicos.Objetivo: relatar as vivências dos acadêmicos de enfermagem em uma ação de saúde mental realizada em uma escola pública com adolescentes sobre a reconstrução do conhecimento sobre emoções.Método:O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado por seis acadêmicos do 5° semestre de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Resultados e discussão:A psicoeducação foi divida em três momentos, inicialmente começou com uma acolhida e apresentação, seguido da entrega de um documento aos alunos da escola para realizar uma dinâmica sobre a expressão dos sentimentos em papel. A atividade contou com a participação das preceptoras e do professor o que proporcionou beleza e carisma nas atividades, os alunos foram receptivos.Considerações finais: A ação mostrou-se eficaz para ambos os lados, os alunos tiveram um momento de lazer e aprenderam melhor sobre suas emoções e os acadêmicos puderam aprimorar seus conhecimentos sobre esse público.