SALA DE ESPERA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO INSTITUTO DE PREVENÇÃO DO CÂNCER: RELATO DE EXPERIÊNCIA

RAYANE MATIAS XAVIER DE SOUZA LIMA

Co-autores: RAQUEL MARTINS UCHÔA e SARA MARIA MOREIRA LIMA VERDE
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: O câncer de mama é uma doença de elevada prevalência no Brasil e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer - INCA, são estimados para 2025, 73.610 casos novos. Mediante isso, atividades buscando a discussão a respeito do tema ainda se tornam relevantes, pois contribuem para a mudança do estilo de vida. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é relatar a experiência de integrantes do Grupo de Estudos, Pesquisa e Inovação em Nutrição Oncológica (GENO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) na realização de uma atividade educativa na sala de espera do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC) em Fortaleza. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, do tipo relato de experiência realizado no mês de outubro de 2024. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O momento foi marcado com grande interação entre os grupos da sala de espera, onde as pacientes participaram ativamente da dinâmica realizada , esclarecendo dúvidas e absorvendo informações a respeito das formas de prevenção e melhora da qualidade de vida. CONCLUSÃO: A ação na sala de espera obteve bons resultados, e proporcionou a troca de experiências e aprendizado tanto para pacientes quanto para as alunas. Atividades como essa são essenciais no serviço de saúde.