RESUMO
Introdução: A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, em 2020, uma iniciativa que visa transformar as escolas em promotoras de saúde. Objetivo: Relatar a construção do documento orientador dos comitês de ação da implementação da EPS-OMS para escolas de tempo integral de Fortaleza - Ceará, alinhando-se às diretrizes da OMS e às políticas nacionais e locais de saúde e educação. Método: Estudo descritivo, que relata a construção de um guia para implementação da Escola Promotora de Saúde (EPS) da OMS. Participaram da elaboração deste guia, mestrandos, doutorandos, graduandos de enfermagem, educação física e psicologia, além dos orientadores. Resultados e discussão: o guia possui uma versão prévia, que contém 8 capítulos. A partir de diversas reuniões com grupo interdisciplinar e consulta a documentos da EPS-OMS, chegou-se a versão preliminar que apresenta tópicos sobre aspectos gerais da saúde na escola e protagonismo da comunidade escolar, bem como referentes aos ciclos de implementação, com linguagem interativa. Por ser um projeto ainda em desenvolvimento, sua aplicação só será possível após o processo de testagem das evidências de validação pelos especialistas e a comunidade. Conclusão: Foi possível realizar o desenvolvimento do guia, cujo conteúdo foi embasado cientificamente, estando apto para a validação por juízes e público-alvo.
Palavras-chave: Promoção da Saúde; Serviços de Saúde Escolar; Guia Informativo.