INTRODUÇÃO: A enfermagem ocupa um lugar privilegiado e, portanto, pode desempenhar um papel crucial na criação de uma rede de apoio eficiente para os jovens em sua saúde integral. No que tange aos aspectos psicológicos e emocionais, pode assegurar que se sintam ouvidos, acolhidos e amparados. A promoção de programas educativos para desmistificar temáticas de saúde mental e reduzir o estigma de transtornos contribui para o bem-estar geral e prevenção de complicações futuras. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que expõe a realização de uma educação em saúde com alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública em Fortaleza-Ceará. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade teve início com as apresentações iniciais e a intervenção foi iniciada com uma dinâmica. Após, foi realizada uma palestra conduzida por acadêmicos, com a colaboração dos professores, abordando temas como transtornos mentais, sinais de depressão e ansiedade, ideação suicida e fontes de apoio psicológico. A apresentação de slides aprofundou a conscientização sobre a importância da busca por tratamento e o papel do psicólogo no acompanhamento terapêutico. CONCLUSÃO: Conclui-se que a presente prática obteve êxito ao evidenciar o envolvimento estendido desde os alunos até o corpo docente da escola, promovendo trocas de experiências e atividades desenvolvidas.