INTRODUÇÃO: As ligas acadêmicas desempenham um papel fundamental na formatação universitária, integrando ensino, pesquisa e extensão. O objetivo do nosso trabalho é descrever a experiência dos acadêmicos de Enfermagem, ligantes da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUEM), que conduziram a realização do Minicurso de Primeiros Socorros. METODOLOGIA: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado entre 18 de fevereiro a 6 de março de 2025 em uma instituição de ensino técnico em Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram 28 alunos matriculados no período. As atividades teórico-práticas abordaram temas como: OVACE, PCR, síncope, convulsão, afogamento, queimaduras, intoxicaçãoe imobilização. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A análise dos resultados demonstrou aprendizado significativo, com média geral de 25,9 pontos. A adoção de metodologias ativas, como simulações práticas, quizzes interativos e estudos de caso, favoreceu a assimilação do conteúdo. No entanto, oscilações nas notas indicaram maior dificuldade em temas como OVACE e afogamento, ressaltando a necessidade de reforço didático nesses tópicos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A iniciativa reforça a importância de projetos de extensão para a formação acadêmica, contribuindo para a qualificação de futuros profissionais e para a promoção de ações de saúde mais humanizadas.