APLICAÇÃO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO EM VISITA PRÁTICA AO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTIDIO

CICERA CIBELE PEREIRA DA COSTA

Co-autores: ELIZABETE TEMOTEO FERNANDES , JOÃO VITOR FRANÇA CARNEIRO , JÚLIO CÉSAR DE LIMA FREITAS , PAULO VICTOR DE LIMA SOUZA e ANDREA BEZERRA RODRIGUES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Introdução: O raciocínio clínico é uma habilidade fundamental no processo de desenvolvimento da formação profissional. Nesse sentido, este estudo objetiva relatar uma visita técnica em um hospital de ensino e apresentar o impacto desta experiência na formação dos acadêmicos de Enfermagem. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que trata da prática em um hospital universitário, como parte da disciplina de Bases Teóricas e Metodológicas. A atividade foi direcionada aos acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará matriculados na disciplina. A atividade consistiu na aplicação de um instrumento, inicialmente por meio da coleta de dados primários do prontuário e, posteriormente, à beira do leito com o paciente, a fim de construir um estudo de caso e traçar um plano de cuidados estruturado para apresentação em sala de aula. Resultados: A experiência mostrou-se exitosa ao observar-se a construção de um comportamento profissional dos discentes frente à coleta de dados e ao desenvolvimento de habilidades interpessoais. Além disso, destacaram-se também a capacidade de aplicação do processo de Enfermagem e a elaboração de intervenções coerentes conforme a necessidade do paciente. Conclusão: Conclui-se que a ação possibilitou a integração da abordagem teórico-prática, permitindo o desenvolvimento de habilidades necessárias ao crescimento profissional.