TERAPIAS INTEGRATIVAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL EM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

DJAINY DA SILVA GOMES

Co-autores: JESSICA DE SOUSA TEIXEIRA , PEDRO ITHALO ARAÚJO MARTINS , THIAGO SANTOS GARCES, ANTHUNES AMBRÓSIO CAVALCANTE e LARA LÍDIA VENTURA DAMASCENO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As práticas integrativas são terapias naturais que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas condições, assim como aspectos psicológicos na saúde mental em docentes universitários, se faz necessário inserir tal contexto no cenário laboral desses docentes. O estudo objetivou relatar uma atividade realizada com docentes do Ensino Superior na perspectiva de promover qualidade para a sua saúde mental. Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de extensão. Foi realizada uma prática terapêutica focada no relaxamento da mente por meio de terapias integrativas, o que permitiu uma percepção ampla dos aspectos psíquicos e emocionais atrelados a extensa carga de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de transtornos mentais. Essa atividade permitiu o aperfeiçoamento do conhecimento técnico-científico de cada discente a respeito das terapias integrativas como um todo.