PRÁTICAS ASSISTIDAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

TAINA ROCHA DA SILVA

Co-autores: ANTONIO DA ROCHA DE MIRANDA, CECILIA LIMA DE SOUZA, LORENNA KELLYN BATISTA DE VASCONCELOS, VICTÓRIA MARIA SILVA LEITÃO e SHERIDA KARANINI PAZ DE OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

INTRODUÇÃO: O Estágio Curricular Supervisionado apresenta-se como uma ferramenta de aproximação entre a academia e os serviços, pois possibilita o emprego de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais apreendidos pelo estudante. Busca-se  levar o estudante à articular teoria e prática em um processo de formação participativo. OBJETIVO: descrever as experiências das práticas assistidas em semiologia para a formação acadêmica de discentes de enfermagem. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência que busca descrever a vivência de cinco estudantes do curso de enfermagem em um hospital nas práticas assistidas da disciplina de Semiologia em Enfermagem, que compõe a matriz curricular do 4º semestre do curso, ocorridas durante o mês de novembro de 2023. RESULTADOS E DISCUSSÃO: No decorrer da experiência, observou-se a obtenção de autonomia e confiança dos discentes, assim como evidenciou as dificuldades dos estudantes com relação à comunicação com o paciente e com  a equipe de Enfermagem, com a execução da Anamnese e do exame físico sendo necessário o auxílio do professor. CONCLUSÃO: Torna-se claro que as práticas assistidas são essenciais para preparar o aluno para enfrentar os desafios que possam comprometer a qualidade do cuidado.