VIVÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM AÇÃO DE EXTENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO CARDIOVASCULAR

FRANCISCA LUANA GOMES TEIXEIRA

Co-autores: KAUANE CAVALCANTE DOS SANTOS, MARINA ROCHA BARROS DE LIMA, THAIS NASCIMENTO DA SILVA e LÚCIA DE FÁTIMA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

INTRODUÇÃO: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição crônica, cuja etiologia é multifatorial. Apesar de atingir 30% da população adulta e ocasionar sintomas específicos, a HAS por vezes é silenciosa. Desta forma, é necessário que intervenções sejam realizadas para promover uma melhor qualidade de vida para esta população. OBJETIVO: Relatar a vivência de discentes do curso de enfermagem, inseridos na Liga Acadêmica de Enfermagem Cardiovascular (LAEC), no processo de desenvolvimento e prática do projeto de extensão "Educação Cardiovascular em Shoppings". METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo. A Liga Acadêmica de Enfermagem Cardiovascular da Universidade Estadual do Ceará (LAEC-UECE)está constantemente contribuindo para a ciência brasileira, por meio da elaboração de trabalhos científicos, assim como, aprimorando os conhecimentos de seus membros e desenvolvendo projetos de Extensão, visando promover educação em saúde, sobre o eixo cardiovascular. Nos meses de novembro e dezembro de 2021, os membros da LAEC elaboraram e colocaram em prática o projeto de extensão "Educação Cardiovascular em Shoppings". RESULTADOS E DISCUSSÃO: A intervenção proposta teve como intuito a realização de uma ação pautada em uma conversa sobre a HAS e, também, a aferição da PA com as pessoas que transitavam pelo shopping. É válido salientar que, o público-alvo do projeto de extensão delimita-se em uma vasta diversificação de idade e de saberes, portanto os ligantes buscaram utilizar uma linguagem simples, acessível e de fácil entendimento para todas as pessoas que fossem alcançadas por essa iniciativa. Assim, ocorreu a facilitação de compreensão e de fixação da temática exposta aos participantes da ação. Os ligantes abordavam os participantes por meio de uma conversa introdutória sobre os saberes que a pessoa possuía sobre a temática. Em sequência, os membros da LAEC exerciam o papel de educação em saúde, em que os mesmos explicavam tanto a definição da HAS, como a classificação e os possíveis riscos da mesma, mediante ao dito por cada participante do projeto. CONCLUSÃO: O projeto de extensão "Educação Cardiovascular em shoppings", possibilitou aos ligantes uma rica experiência no processo de prevenção e de promoção da saúde, o que configura um pilar fundamental no exercício da enfermagem.