POLÍMEROS SINTÉTICOS NO MEIO AMBIENTE: A UTILIZAÇÃO DOS PLÁSTICOS EM NOSSO COTIDIANO EM UMA TURMA DO 6º ANO NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA.

ALIRIO GAIA DE LIMA

Co-autores: ÂNGELA MARIA G. DE MORAIS (IC)2, FRANCILENE DE J. A. LISBOA (IC)2, HERIBERTO R. BITENCOURT, (PQ)3, GEZIEL N. DE MOURA (PQ)4, VICTOR W. B. DINIZ (PQ)5 e ALÍRIO GAIA DE LIMA (IC)1
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

XXXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Química

Universidade Estadual do Ceará

01 à 07 de Fevereiro de 2015

POLÍMEROS SINTÉTICOS NO MEIO AMBIENTE: A utilização dos plásticos em nosso cotidiano em uma turma do 6º ano no Município de Tucuruí-PA.

AlírioGaia1 (IC), Ângela Maria G. de Morais2 (IC), Francilene de J. A. Lisboa2 (IC), Heriberto R. Bitencourt, (Pq)3, Geziel N. de  Moura (Pq)4, Victor W. B. Diniz (Pq)5

1. Universidade Federal do Pará - Curso de Química

2. Universidade Federal do Pará- Curso de Química-Ead

3. Universidade Federal do Pará

4. Secretária de estado de educação

5. Universidade Estadual do Pará

aliriogaia@gmail.com

 

Palavras-chave: Polímeros.  Educação Ambiental. Meio Ambiente.

 

Resumo A princípio o tema polímeros sintéticos, foi escolhido devido à intensa presença desses materiais em objetos do cotidiano. Ao estudar um pouco mais sobre o tema, percebemos o quanto é complexo uma abordagem significativa que contemplasse todos os materiais classificados como polimeros. Dessa forma fez-se necessário selecionar o polímero que fosse mais relevante dentro da proposta de trabalho. Os plásticos foram eleitos devido à grande presença no dia a dia e possibilidade de abordar aspectos relevantes como o impacto social, econômico e ambiental. Ao observar as dificuldades que os alunos do 6º ano da Escola de Municipal de Ensino Fundamental "Gelmrez Lázaro da Fonseca" de Placas no Pitinga (zona rural), apresentam em relação à utilização e reutilização de forma adequada do plástico, principalmente no que se refere as garrafas PET é que se fez necessário o estudo e a aplicação sobre esta temática no ensino de ciências.                                 


Introdução


Os plásticos estão por toda parte e incalculáveis são as possibilidades de seu uso. Esses materiais geralmente são leves, isolantes elétricos e térmicos, flexíveis, apresentam boa resistência à corrosão e baixa resistência ao calor. A grande maioria dos plásticos só pôde ser desenvolvida depois da criação da química orgânica por volta de 1930.

Os polímeros são constituídos de macromoléculas orgânicas sintéticas ou naturais, e são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor, entre outros elementos não metálicos e a ligação química entre esses átomos é covalente.

A produção dos plásticos hoje é bem desenvolvida, porém o que o ser humano ainda não conseguiu foi desenvolver maneiras de não contaminar o meio ambiente com esse material. O consumo desenfreado da sociedade atual vem causando riscos ao planeta, pois a prática do consumismo gera mais poluição industrial e mais lixo. Os resultados são logo sentidos pelo homem e pelo ambiente em que vive. Basta pensar nas crises de energia que o mundo vem passando, no aumento do preço de certos materiais que já entraram em escassez, na saturação de lixões e aterros sanitários, na poluição e seus efeitos na saúde humana.

Nos níveis e padrões atuais, o consumo precisa ser modificado em direção as formas mais sustentáveis tanto no ponto de vista social quanto ambiental e a química, parte integrante de toda essa problemática precisa contribuir para a formação de um mundo melhor.

Dessa forma, o desenvolvimento do projeto sobre o tema "polímeros e meio-ambiente" visou propiciar ao aluno a construção de conhecimentos e habilidades necessárias para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência, tecnologia e ambiente e também atuar na solução de tais questões. Nesse trabalho, buscamos pensar uma perspectiva de ensino que possibilitasse ao aluno compreender como a tecnologia tem influenciado o comportamento humano e estimular atitudes em prol de um desenvolvimento tecnológico sustentável (SANTOS E MORTIMER, 2002).

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Metodologia


Com o enfoque nos polímeros plásticos, trabalhou-se o assunto em uma turma de 6º ano de uma escola municipal de Tucuruí-PA. Pretende-se educar o aluno para ser um cidadão que saiba lidar com esse material, cuidando do meio ambiente em que vive. Entende-se que de nada adianta ensinar o que são plásticos, como são obtidos e seus respectivos nomes sem levar o aluno a repensar sua posição com relação aos plásticos, na comunidade em que vive. Não dá para ensinar um aluno a calcular velocidade média de um determinado automóvel sem discutir o papel de cada um no trânsito.

Com isso faz-se necessário um trabalho em sala de aula sobre os plásticos e os danos causados por eles. Pois o grande problema de inundações, poluição das águas, danos ao meio ambiente nada mais é do que a falta de informações educacionais que venham mudar a maneira de se trabalhar, ou que pelo menos se cumpra o que está escrito nas leis que já temos, que educar realmente, seja para a cidadania e não para a demagogia.

Fez-se um pesquisa com perguntas a respeito da consciência ambiental, bem com dos conceitos de plásticos e polímeros que os alunos têm.

Resultados e Discussão


Com esse trabalho em sala de aula constatou-se que os aluno dessa escola desconhecem os conceitos sobre o tema de educação ambiental, bem como o que são polímeros. Isso nos leva a repensar que o crescente consumismo da sociedade e a grande quantidade de lixo podem levar à problemas ambientais, tais como enchentes, poluição ambiental, etc..

Como o país enfrenta hoje grandes problemas de saneamento pelo acúmulo de lixo, deve-se dá ênfase nas escolas à questão ambiental. Nisso vimos que os polímeros são compostos essenciais para nossa sobrevivência, já que utilizamos muito em nosso dia a dia. Tudo isso seria benéfico se não fosse o perigo representado pelo aumento no uso dos polímeros. Eles têm se tornado uma grande ameaça para a humanidade em razão do descarte incorreto nos rios, mares, lagos e áreas verdes. Estamos recebendo diariamente centenas desses materiais de propriedades não biodegradáveis. Por isso se faz necessário que nossas escolas sejam propagadoras da consciência ambiental.

 

 

Conclusão


Concluiu-se que pela contextualização é possível se trabalhar conceitos químicos (ciências) com temas da atualidade, envolvendo praticamente todas as disciplinas. A escolha do tema ambiental foi de extrema importância para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Quando se planeja atividades que associam conteúdos químicos com assuntos como consumo e descarte de resíduos. Tal articulação é bem recebida e discutida pelos alunos, contribuindo para o esclarecimento de alguns fatos que estão presentes no seu dia a dia, como a importância e os efeitos da implantação da coleta seletiva de lixo.

 

Referências


SANTOS, Wildson dos; MORTIMER, Eduardo. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, v.2, n.2, p.1-23, 2002.

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Agradecimentos


Mec. UFPA.