DERIVADOS DE TIAZOLIDINAS COMO LIGANTES NA ALQUILAÇÃO DE ALDEÍDOS COM DIETILZINCO

ACÁCIO RAPHAEL AGUIAR MORAES

Co-autores: MARIA ELISA SERRA e DINA MARIA BAIRRADA MURTINHO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Álcoois possuem unidades estruturais com uma vasta gama de utilizações, podendo ser utilizados na composição de fármacos, perfumes, herbicidas, pesticidas, como ferômonios ou componentes de cristais líquidos, entre outras aplicações. Além disso, o substituinte hidroxila dos alcoóis tem uma imensa utilidade sintética, visto que é um excelente precursor para vários outros grupos funcionais. Visto isso, a obtenção de álcoois quirais é de interesse particular dentre os demais, visto que um precursor quiral dá origem à um produto também com centro quiral presente, permitindo a síntese de diversos produtos com a potencial atividade biológica associada à esses pontos.

Na investigação pela busca de métodos de obtenção de álcoois quirais que convertessem enantiosseletivamente os centros precursores de quiralidade, destacam-se as alquilações de aldeídos com dietilzinco. Entretanto essa reações só ocorrem na presença de um ligante quiral que gere mudanças no catalisador, entre elas a do ângulo de rotação R-Zn-R que passa a ter valor de 145º e do alongamento da ligação R-Zn, aumentando o caráter nucleofílico do grupamento radical.

O plano de trabalho que deu lugar a essa pesquisa visava o desenvolvimento de novos ligandos para auxiliar na alquilação enantiosseletiva de aldeídos com dietilzinco, processo que permite obter alcoóis quirais, de larga aplicação, inserindo-se nos trabalhos do  grupo de pesquisa de química orgânica do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A primeira parte do trabalho foi dedicada à síntese dos ligandos, a partir da L-cisteína, utilizando-se métodos sintéticos providos da literatura. Realizou-se modificações estruturais quepermitiram obter-se ligantes com diversidade de grupos. Essencialmente, trabalhou-se com compostos tricíclicos e espirocíclicos.

Realizaram-se então alquilações de benzaldeído com dietilzinco na presença dos ligantes sintetizados. Utilizou-se para essas reações metodologias aprimoradas anteriormente pelo próprio grupo em outros trabalhos.

Os compostos espirocíclicos apresentaram melhor rendimento de alquilação e de seletividade como ligantes nessas reações, com conversões da ordem de 90% e excessos enantioméricos superiores a 70%. Nos compostos espircíclicos, a presença de substituintes ésters ou álcool em C4 não originou grandes diferenças de selectividade.

Para os compostos tricíclicos obtiveram-se conversões nas reações de alquilação da ordem de 90%. Para esses o composto com substituinte éster metílico apresentou 21% de excesso enantiomérico, enquanto o análogo com substituinte ester isopropílico apresentou apenas 16% de excesso enantiomérico.