PROEJA: UMA NOVA PERSPECTIVA

HARIANE RIBEIRO BRANDÃO

Co-autores: FERNANDA DA COSTA MOURA, HARIANE RIBEIRO BRANDÃO e MICHELLE RODRIGUES PEREIRA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

 

Introdução

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), foi instituído pelo Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006 a partir de uma Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD), que em 2003 mostrou que 68 milhões de Jovens e Adultos trabalhadores brasileiros com 15 anos e mais não concluíram o ensino fundamental e, apenas, 6 milhões (8,8%) estavam matriculados em EJA. Visando isso foram criadas ações para amplificações das vagas no sistema público de ensino ao sujeito jovem e adulto.

Segundo Moura et al.(2006) entende-se por PROEJA uma oportunidade educacional que integre a última etapa da educação básica a uma formação profissional. Esses cursos têm como destinatários os jovens e adultos que já concluíram o Ensino Fundamental, mas que ainda não têm nem o Ensino Médio nem uma profissão técnica de nível médio.

Método/Resultados e Discussões

Todo o processo baseia-se em observações e questionários.

Pela primeira vez o Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, GO participa do PIBID com estudantes do PROEJA. Onde jovens e adultos estão tendo a oportunidade de cursar o ensino médio e ainda adquirir uma profissionalização.

A partir do mês de maio, iniciaram-se os trabalhos do PIBID. Por se tratar de uma realidade diferente, os trabalhos do PROEJA tiveram que ser analisados de uma nova perspectiva, deixando de se tratar apenas da educação de crianças e adolescentes, e passando a focar no ensino e profissionalização de jovens e adultos. Foi observado que o processo de aprendizagem deixou de ser tratado com obrigatoriedade, como é com crianças e adolescentes, e passou a ser visto como "opcional", onde o jovem/adulto sente a necessidade de retomar os estudos e juntamente obter uma profissionalização.

Apesar de ser uma grande oportunidade de aprendizagem, notou-se que ainda são poucos que buscam voltar aos estudos, talvez por falta de informação e/ou tempo. Embora, os que retornaram ainda enfrentem obstáculos para prosseguir, sendo o principal deles o tempo, em relação à família e/ou trabalho, e em alguns casos a necessidade da quebra de barreiras devido à falta de motivação, que vai desde a falta da autoestima e confiança até a situação socioeconômica. 

 

Considerações Finais

Pelo pouco tempo de vivência com o PROEJA pode-se perceber a importância do projeto no processo ensino/aprendizagem de jovens e adultos, pois se trata da reintegração dos mesmos ao ambiente escolar. Também se identificou a fragilidade presente, principalmente no adulto, devido à dificuldade de conciliação dos deveres familiares, econômicos e a falta de incentivo, tanto social quanto pessoal.

Agradecimentos

Agradecemos a CAPES e ao Instituto Federal Goiano.

____________________

 

MOURA, D. H.; EJA: Formação Técnica integrada ao Ensino Médio - o proeja e a rede federal de educação profissional e tecnológica. [s.l.; s.n.], 2006. 61p. (Coleção Boletim 16)