SENTIMENTOS DO BLUES: A CENA BLUES E(M) PERSONAGENS NA CIDADE DE FORTALEZA 1988-1998

LEOPOLDO DE MACEDO BARBOSA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O blues, como outros gêneros musicais que buscaram seu espaço no concorrido ambiente musical de Fortaleza, aos poucos aportou e se inseriu na cidade a partir de músicos apreciadores que almejavam uma oportunidade de executar, através de seus grupos musicais, um estilo pouco divulgado. A partir dessa menção significa entender também que determinados gêneros musicais aportaram na cidade, através da chegada de materiais fonográficos (catálogos de gravadoras, seções especializadas em periódicos, vinis e etc.) para, gradualmente, se inserir ou, simbolicamente, fincar sua bandeira em Fortaleza: "palco de inúmeras manifestações artísticas que têm na música o seu alicerce" (BENEVIDES, 2008, p. 175). Nesse contexto, podemos destacar diferentes momentos da inserção do gênero na cidade: seja ao lado do jazz, um importante pós-gênero do blues, mencionando, por exemplo, a programação das rádios de Fortaleza na década de 1940 que contavam com programas especializados do estilo; seja ao lado do rock in'roll, quando os jovens locais na década de 1970 conheciam os grupos ingleses que tocavam um rock in'roll baseado no blues. Não obstante, esta pesquisa se apropria e analisa especialmente o momento do blues fortalezense entre 1988 e 1998, a partir de quatro grupos musicais: Gang da Cidade, Trakajá's Blues Experiment, Sub Blues e Matutaia que gravaram o álbum intitulado Blues Ceará lançado em 1998. Assim, com a compreensão desse recorte, o estudo procura entender os modos de atuação, ou seja, as articulações realizadas pelos sujeitos inseridos nessa cena musical blues fortalezense como táticas para a efetivação de um gênero, até então, pouco explorado, como também analisar a relação da cena musical como o espaço urbano, através de seus personagens. Para esta apresentação, abordaremos especificamente as articulações desses sujeitos sócio-históricos, a partir da noção da produção artística independente