História, memória e educação: O papel dos espaços museológicos como ferramentas pedagógicas - Relatos de experiência no Memorial da Cultura Cearense
Nicolle Tavares Colares[1]
Francisco Carlos Falcão Junior[2]
Samara Mayra Benício Rodrigues[3]
Iara Saraiva Martins[4]
Francisco Raphael Cruz Maurício [5]
A referida pesquisa pretende demonstrar a importância da utilização de espaços museológicos nos processos educativos, objetivando observar de que forma estes são capazes de promover a formação dos sujeitos sociais. Através dos estudos de Cavalcante, M.J.M (2003) e outros pesquisadores que nos auxiliam na compreensão dos espaços de história e cultura de um povo, enquanto necessários para a reprodução e preservação da memória, faremos o relato de nossas experiências enquanto monitores e frequentadores do Memorial da Cultura Cearense (MCC), localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza - Ceará. O Memorial da Cultura Cearense, por meio de exposições de longa duração ou temporárias, se especializa em resultados de pesquisas sobre o patrimônio material e imaterial do Ceará. A partir da utilização de metodologias que compreendem o acompanhamento de mediações nos espaços do Memorial, entrevistas com educadores e coordenadores, buscaremos analisar as contribuições das ações educativas nesses espaços não formais de educação, de que forma monitores, educadores e frequentadores das atividades realizadas se utilizam do seus conteúdos, suas exposições para suscitar reflexões e a criticidade dos elementos constituintes das identidades socioculturais.
Palavras-chave: Educação, História, Memória
[1]Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará
[2]Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará
[3]Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará
[4]Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará
[5] Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará