TRABALHO, ESTADO E REPRODUÇÃO DO CAPITALISMO: HISTÓRICO E ELEMENTOS ATUAIS PARA O DEBATE SOBRE O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO

SAMARA MAYRA BENÍCIO RODRIGUES

Co-autores: IARA SARAIVA MARTINS, FRANCISCO RAPHAEL CRUZ MAURÍCIO, SAMARA MAYRA BENÍCIO RODRIGUES, NICOLLE TAVARES COLARES e FRANCISCO CARLOS FALCÃO JUNIOR
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Trabalho, Estado e reprodução do capitalismo: Histórico e elementos atuais para o debate sobre o planejamento na educação

 

Iara Saraiva Martins[1]

 Francisco Raphael Cruz Maurício[2]

Samara Mayra Benício Rodrigues[3]

Nicolle Tavares Colares[4]

Francisco Carlos Falcão Junior[5]

 

 

 

A referida pesquisa pretende apontar, a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, o contexto histórico em que se constituiu o Plano Nacional de Educação (PNE) desde a década de 1930 à formulação contemporânea e seu condicionamento às mutações do capitalismo. A hipótese que pretendemos evidenciar diz respeito a relação histórica do PNE com uma educação voltada para a reprodução do capital. A partir do atrelamento da educação brasileira ao Banco Mundial identificaremos os mecanismos necessários à manutenção do capitalismo presentes na formulação do PNE. A compreensão da educação deve abarcar o entendimento de que a mesma é um processo determinado pelas relações capitalistas em que nossa sociedade se insere. Dessa forma, nos apoiamos em uma bibliografia que possibilitou aporte teórico para analisar a conjuntura em que se constitui o PNE. Para tanto, embasamos nossa pesquisa através dos estudos de Demerval Saviani (1999), (2010), Roberto Leher (1998), Justino de Sousa Júnior (2010), Giovanni Alves (2008), e outros pesquisadores que contribuem com o desvelamento das relações capital-trabalho-educação amparados no materialismo dialético, nos ajudando a aprofundar o conhecimento de nosso objeto de estudo de maneira radical e crítica.

 

Palavras-chave: PNE, trabalho, educação.

 


[1]    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará

[2]    Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará

[3]    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará

[4]    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará

[5]    Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará