A história do ensino médio integrado, no ceará perpassa pela formação de um trabalhador precarizado que atenda as demandas do processo de produção e reprodução das condições de dominação de uma classe sobre outra. A partir de uma pesquisa qualitativa, pretendemos averiguar a historia do ensino médio integrado no Ceará e sua proposta pedagógica baseada na Tecnologia Empresarial Sócio Educacional (TESE) do grupo empresarial Odebrecht. A reestruturação dos processos produtivos tende a se expandir para a esfera da sociabilidade, concebendo a educação como elemento crucial na formação do trabalhador multifuncional, que para além do conhecimento historicamente acumulados devem ter "competências" adquiridas na escola para se inserirem no contexto da nova ordem. Entre as competências e artifícios empregados no Ensino Médio integrado, temos o protagonismo juvenil e o empreendedorismo enquanto possibilidades a serem introduzidas no currículo escolar. A partir dos estudos de Maia (2009), Santos (2010) e outros pesquisadores que nos auxiliam no desvelamento das relações capital-trabalho-educação, observaremos como a educação técnica dos anos de 1960 atrelada aos acordos MEC-USAID, desemboca nos projetos de 1980 e 1990 dos jovens empresários do Centro Industrial do ceará (CIC) e no projeto de educação da gestão do Cid Gomes (PSB), para o ensino médio profissionalizante, demarcando qual tipo de formação oferecida para a classe trabalhadora, reproduzindo as condições de dominação necessárias para reprodução do capitalismo.