A CULTURA POPULAR E O ENSINO DE HISTÓRIA

ANDREA PEREIRA DE SOUSA

Co-autores: DRªLÚCIA HELENA DE BRITO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A CULTURA POPULAR E O ENSINO DE HISTÓRIA

 

Andréa Pereira - UECE

andréa.pereira100@hotmail.com

Lúcia Helena de Brito (Dra.) - UECE lhelenabrito@hotmail.com

 

O Patrimônio Imaterial se constitui acervo de memória para a história. Ao consideramos as culturas populares tradicionais parte desse acervo, nossa pesquisa consiste em analisar as culturas populares tradicionais como possibilidade temática para o ensino da História. Nosso objetivo é incluir as culturas populares dentre as fontes de conhecimento para a História do Brasil. Nesse sentido, delimitamos nosso estudo à tradição cultural do Reisado, com o objetivo de analisarmos elementos da referida tradição que possam contribuir para compreendermos a origem dos primeiros povos na formação histórica e social do Brasil. Legitimadas pela memória, as culturas populares podem estar presentes no ambiente educacional da escola, como ferramentas pedagógicas para o ensino. Partimos do entendimento da cultura como resultado da ação do homem no mundo, e para compreendermos uma dada cultura torna-se necessário conhecermos os sentidos e significados para os sujeitos que a fazem. Nossa metodologia consta de revisão bibliográfica sobre o tema, ressaltando autores como Alfredo Bosi, Darcy Ribeiro, Oswald Barroso. Realizaremos pesquisa de campo, com observação, entrevistas orais, registro de relatos de experiências com uso das culturas populares na educação. Nosso trabalho é de natureza monográfica, como requisito para conclusão do curso de Especialização em Metodologia do ensino de História, que ora realizamos na UECE, e encontra-se em andamento.

 

Palavras-chaves: Culturas Populares, Reisado, Ensino