DISCURSOS ESCRITOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES EM QUIXADÁ: PT DOS TRABALHADORES E DO POVO NA APRESENTAÇÃO DO PARTIDO (1980-1992)

GEOVAN NOBRE DE ARAÚJO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

DISCURSOS ESCRITOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES EM QUIXADÁ: PT DOS TRABALHADORES E DO POVO NA APRESENTAÇÃO DO PARTIDO (1980-1992)

Geovan Nobre de Araújo

geovanobre@hotmail.com

Eixo Temático: História, Memória e Oralidade

 

O presente trabalho faz uma análise de como o PT (Partido dos trabalhadores) é apresentado pelo PT de Quixadá-CE nos textos oficiais deste em um momento em que o partido tinha como um de seus objetivos a conquista do poder executivo local. Enfoco a passagem de um discurso muito recorrente na apresentação do partido que faz a referência à ligação deste com os interesses dos trabalhadores, a um discurso em que é diminui a recorrência aos trabalhadores, no ano de 1992, estando mais presente a referência ao povo, em geral. Estudamos isso ao longo do período 1980-1992. Desde a fundação oficial do partido, até o momento em que ele consegue sair vitorioso na eleição para prefeito do município. Trabalhamos com materiais, que mostram vários discursos do PT de Quixadá. Utilizamos, então, materiais encontrados no arquivo do PT Local. Michel Foucault aponta elementos teóricos para se pensar o discurso. O conceito de identidade partidária, de Arleth Santos Borges é precioso para o nosso estudo. Faz parte desse trabalho a hipótese central de que essa mudança na forma de apresentação do PT pelo PT de Quixadá acontece relacionada à necessidade de um discurso mais amplo, ou seja, com forte relação aos interesses do povo, em geral, sendo que isso está ligado às possibilidades fortes de atrair um maior número de eleitores, levando em consideração também em 1992, iriam ter eleições municipais, onde o candidato petista teria maiores condições de vencer a eleição do que outros candidatos petistas no município, em períodos anteriores. Consideramos que mesmo percebendo a forte adoção que o PT de Quixadá fez, pelo menos em seu discurso, das linhas políticas do PT nacional, e este manteve durante todo o período estudado aqui, nos documentos analisados a referência aos interesses dos trabalhadores, os materiais do PT de Quixadá do ano de 1992 fazem referência mais forte ao povo, em geral, diferente dos materiais de anos anteriores em que existe a forte menção à relação do partido com os trabalhadores.