AS REPRESENTAÇÕES DA RELIGIÃO E MAGIA NA OBRA “O ASNO DE OURO” DE APULEIO (SÉC. II D.C.).

JOÃO MARCOS ALVES MARQUES

Co-autores: JOÃO MARCOS ALVES MARQUES.
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

 O presente trabalho se constitui em uma tentativa de compreender como a magia e a religião estão representadas na obra literária Metamorfoses (conhecida também como O Asno de Ouro), escrita por Lucio Apuleio. Este autor é originário da cidade de Madaura, província romana da África, no século II d.C. Trata-se de um importante romance da literatura latina, tem como tema central a magia.

A obra irá contar a história de um homem que buscava por conhecer mais sobre magia e vai até a cidade da Tessália, região amplamente conhecida como sendo o berço da magia, e lá em conseqüência de sua curiosidade acaba por se transformar em um asno em decorrência de um feitiço utilizado de forma leviana por ele mesmo e no final da narrativa o protagonista encontra sua redenção através de sua iniciação no culto a deusa Ísis.

Sendo assim o trabalho busca compreender e problematizar as passagens referentes à representação a magia, sendo colocada sempre como uma prática negativa e representada pela figura feminina, onde é notório que no caso das mulheres essa prática vem lhes conferir certo poder dentro do âmbito social; No referente à religião a obra analisada se mostra como um grande expoente de seu período, pois é visto uma sociedade romana que está recebendo grandes influências dos cultos orientais, além de na própria história haver algumas descrições tanto dos cultos oficiais praticados nas ruas bem como da dimensão iniciatica dos deuses, no caso a deusa Ísis, onde na própria obra é notório sua helenização.

O trabalho então mostrará a importância ao se trabalhar com fontes literárias e o que elas nos podem falar sobre o período de sua escrita.