ABC DO SERTAO: AS LETRAS DE LUIZ GONZAGA COMO RECURSO NO ENSINO DE HISTÓRIA

CÍCERA RAQUEL OLIVEIRA DE MORAIS

Co-autores: JORDANIA MARTINS DA SILVA e CÍCERA RAQUEL MORAIS DE OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Esse trabalho se propõe a pensar o uso das músicas de Luiz Gonzaga nas aulas de História, com alunos de rede pública de ensino. A partir das letras destas músicas, a proposta é pensar o cotidiano sertanejo cantado por Luiz Gonzaga e refletir acerca da construção de identidades, que constroem e reforçam determinados elementos da cultura e religiosidade popular, especialmente da região do Cariri. É por essa pespectiva que buscamos abordar o ensino da história local. Por meio das músicas, pensamos as mudanças e permanências no comportamento social, além das possibilidades de linguagens para o ensino de história. Outra perspectiva desse trabalho passa ainda pela produção e circulação dessas e de outras músicas, estabelecendo um paralelo entre elas e analisando-as como produtos culturais. Dessa forma, o nosso trabalho pensa o estabelecimento de culturas e identidades, analisa e questiona estereótipos e trabalha o senso crítico dos alunos nas aulas de História no Ensino Fundamental II. Para tanto, valemo-nos das proposições de autores como Eduardo França Paiva e o seu trabalho com linguagens, Jaime Pinsky e a criação do fato no ensino de História, do filósofo Theodor Adorno e sua teoria estética, entre outros. A ideia desse trabalho surgiu a partir das aulas de Prática de Ensino em História, na Universidade Regional do Cariri.