COTIDIANO E CURRÍCULO NAS ANTIGAS ESCOLAS MILITARES DO EXÉRCITO (1889-1905)

JANOTE PIRES MARQUES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Janote Pires Marques

janotepires@hotmail.com

Eixo Temático - História, Memória e Oralidade

 

O objetivo deste trabalho é investigar a formação de oficiais nas escolas militares (ensino superior) do Exército Brasileiro (EB), no período de 1889 a 1905, a partir de experiências cotidianas protagonizadas pelos alunos, mas não previstas nos regulamentos e currículos formais. No recorte temporal destacado, o ensino nas escolas militares do EB sofreu várias reformas marcadas pelo embate entre o saber científico (formação intelectual) e o saber profissional (militar). O tipo de educação constituída nesse período foi influenciado por vários fatores, como as correntes de pensamento que chegavam da Europa, o papel dos militares na transição para a República, e a necessidade de "modernizar" a educação militar. Ao mesmo tempo, os alunos das escolas militares foram personagens ativos na construção de saberes que estavam, em boa parte, além das práticas curriculares institucionalmente previstas. Isso se dava, seja exercendo atividades intelectuais (em jornais, revistas, teatros), seja participando de movimentos políticos (por exemplo, na deposição de presidentes de Estado contrários a Floriano Peixoto), seja se apropriando do papel de soldado-cidadão em voga à época. Temos, portanto, diversos indícios de que boa parte da formação dos alunos não estava nos currículos formais, mas, sim, em experiências extracurriculares ocorridas cotidianamente dentro e fora dos muros das escolas militares; tudo interligado ao ambiente intelectual e político das primeiras décadas republicanas no Brasil. Essa formação para além dos currículos formais e das intenções institucionais é que nos interessa abordar. Buscamos apoio em alguns aportes teóricos, como as considerações sobre cotidiano, de Michel de Certeau e o conceito de currículo oculto desenvolvido por Philip Jackson. A metodologia utilizada na pesquisa tem como base a leitura, organização e análise do conjunto de documentos/fontes (Livros de matrículas de alunos; Escalas de serviço e alterações de alunos; Ordens do Dia) produzidos pelas Escolas Militares (do Ceará, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul), no período de 1889 a 1898, bem como pela Escola Militar do Brasil, no período de 1898 a 1905. Embora seja uma documentação institucional, registra um grande número de informações referentes ao cotidiano dos alunos. Busca-se, ainda, um cruzamento dessas informações com o registrado em outros tipos de fontes, como a legislação educacional da época referente ao ensino militar no EB, os impressos produzidos pelos alunos das escolas militares (revistas e jornais) e publicações memorialísticas de ex-alunos das escolas militares em tela.