IDEAL DE BELEZA: DISSEMINAÇÃO DE UMA PROPOSTA OU DE UMA IMPOSIÇÃO?

CAMILA PARENTE DA COSTA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Camila Parente da Costa (camila.parente@globo.com)
Eixo Temático: Entre-Lugares: História, Cultura e Artes

Este trabalho tem como principal objetivo questionar o porquê da necessidade em disseminar certos comportamentos, relacionados aos cuidados de si, entendidos, pela sociedade brasileira e imprensa e manuais de comportamento das décadas de 1950 e 1960, como mais apropriados, a partir da problematização dos guias Biblioteca do Lar, Dicas e Conselhos Práticos para o Lar, O Livro Azul da Mulher e da revista Claudia. Ao longo do século XX, o embelezamento passou por transformações significativas. O processo de embelezamento, então, vai se constituindo segundo padrões construídos, por exemplo, pela imprensa e guias, que disseminam conselhos sobre o que fazer para tornar-se bela, admirável, atraente, como controlar o corpo a fim de conseguir esses mesmos fins, quais produtos comprar para auxiliar nesse processo etc. Revistas e guias propagavam a ideia de que orientariam as mulheres na busca por sua "real beleza". Durante as décadas de 1950 e 1960, o casamento, maternidade e trabalho doméstico eram entendidos como as razões da felicidade do sexo feminino. Para que a mulher fosse considerada boa dona de casa, as prendas domésticas eram de fundamental importância. Seu bom desempenho influenciava a harmonia do lar, englobando aspectos como a limpeza da casa (que deveria ser feita sem incomodar o marido), o preparo de uma boa comida, e a preocupação em proporcionar um ambiente organizado e aconchegante para o homem. Acrescido às prendas, no entanto, era essencial que ela conseguisse manter ou buscar ter uma boa aparência, visto que fazer-se bonita auxiliava a conservação do casamento - a esposa conseguiria prender a atenção do marido e diminuiria as chances de perdê-lo. O processo de embelezamento é apresentado para a mulher como algo que poderia ser adquirido e cultivado, dependendo, para isso, somente da disponibilidade dela para organizar-se a fim de conhecer as técnicas (divulgadas em manuais de comportamento e revistas), obter recursos para comprar os produtos de beleza ou fazê-los, e dividir seu tempo, ao longo do dia, entre os cuidados de si e os afazeres domésticos. Desse modo, é interessante acentuar que o estudo acerca do embelezamento, para além de destacar alterações na aparência dos indivíduos, confere vestígios sobre distintos momentos da vida, no caso, das mulheres - o que pode ser analisado a partir da problematização das produções de sentido erigidas em torno do ato de embelezar-se proposto para elas, por manuais de comportamento e imprensa.