EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: APLICAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS E ENGAJAMENTO ESTUDANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA

MARIA EDUARDA DA SILVA ARAÚJO

Co-autores: ALESSANDRO FERREIRA DE CASTRO, JHONATAN DA SILVA MOREIRA e LUANA LIMA GUIMARÃES ALENCAR
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: O estágio supervisionado constitui um componente essencial nos cursos de licenciatura, oferecendo aos estudantes o primeiro contato prático com o ambiente escolar. Além de proporcionar uma vivência de suma importância para o desenvolvimento profissional, essa experiência possibilita aos licenciandos explorar o contexto da sala de aula, entender as dinâmicas educacionais e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação acadêmica. Ao integrar teoria e prática, o estágio não apenas prepara os futuros docentes para os desafios da carreira, mas também contribui significativamente para a sua formação como agentes transformadores da educação. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma licencianda durante o Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental em uma escola pública em Madalena-CE. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência referente ao estágio supervisionado do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). O estágio supervisionado ocorreu entre 08/10/2021 e 19/11/2021 nas turmas do 6° ano e 7° ano, ambas turmas estavam divididas em grupos como medida preventivas, devido ao vírus Sars-Cov-2. Inicialmente, todas as atividades foram conduzidas remotamente via Google Meet, devido às circunstâncias da pandemia, Covid-19. As regências foram preparadas com o suporte de recursos digitais como Canva, Wordwall e Educaplay. Além disso, foram realizadas observações da escola, entrevista com o professor supervisor e registros fotográficos.  RESULTADOS: Em ambas as turmas (6º e 7º ano) os recursos utilizados nas regências foram o livro didático, vídeos do YouTube, quiz no Wordwall e um crucigrama na Educaplay. Na regência das turmas de 6° ano A e B, foi abordado o tema dos sistemas do corpo humano. A interação com os alunos foi positiva, com participação ativa e perguntas que relacionavam o conteúdo com situações do cotidiano, facilitando a compreensão e o engajamento dos estudantes. Já na turma do 7° ano, o tema abordado foi doenças transmissíveis. Houve diferença de participação entre os grupos: o grupo A demonstrou maior engajamento e participação ativa, o grupo B foi menos participativo durante as leituras e interações em sala de aula. Contudo, ambas as turmas demonstraram engajamento e forneceram feedbacks positivos sobre a dinâmica e o conteúdo abordado nos quizzes interativos, utilizados após a exposição dos conteúdos para consolidar o aprendizado. CONCLUSÃO: O estágio supervisionado proporcionou uma aplicação prática dos conhecimentos acadêmicos, revelando-se essencial para a construção da identidade profissional além de oferecer um contato inicial com o ambiente escolar, permitiu compreender a dinâmica operacional da escola, desde sua estrutura física até procedimentos administrativos. Essa experiência sublinha a importância de formar educadores capacitados, capazes não apenas de dominar o conteúdo, mas também de integrar-se efetivamente ao contexto educacional.