ST 05 - LEC E PSD NO “TEMPO DA POLÍTICA”: RITO E PERFORMANCE NAS ELEIÇÕES DO CEARÁ DE 1934

JANILSON RODRIGUES LIMA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Na presente pesquisa analisamos a disputa eleitoral entre a Liga Eleitoral Católica (LEC) e o Partido Social Democrático (PSD) nas eleições realizadas no Estado do Ceará nos anos de 1934. Esses dois partidos e seus integrantes protagonizaram uma verdadeira luta por voto e por adesão.

Nessa perspectiva, escolhemos as eleições realizadas no ano de 1934, pois estavam em disputa os cargos de Deputado Federal, Estadual e o de Governador do Estado. Disputa esta que ficou marcada pela presença dos dois partidos rivais: a LEC e o PSD. O primeiro tinha como candidato ao governo do estado o professor da Faculdade de Direito, Francisco Menezes Pimentel. Ele e seu partido contavam com o apoio constante das publicações do jornal católico O Nordeste. O segundo partido, tinha como candidato Juarez Távora e contava com o apoio das publicações do jornal O Povo, que fazia oposição aos políticos católicos.

O período eleitoral para nós é um momento marcante no que diz respeito ao ritual de busca pela adesão de votos entre os grupos que estavam em disputa eleitoral, usando da eficácia simbólica da linguagem para conseguir êxito em seus enunciados performativos na tentativa de adesão dos eleitores que ainda não haviam declarado o seu voto. Assim, as eleições são designadas por Beatriz M. A. de Heredita e Moacir Palmeira como o "tempo da política". Pois para eles este representa o período no qual "as facções (os partidos reais) são identificadas, e em que, por assim dizer, existem plenamente, em conflito aberto".

Utilizamos como fonte os jornais O Nordeste e O Povo para analisar as tramas dessa disputa e os conflitos entre esses dois partidos e seus integrantes. A LEC e o PSD foram duas forças políticas que concentraram seus agentes para conseguir êxito nas eleições de 1934 e consequentemente na busca de obter o domínio do poder político no Estado do Ceará.