A produção desse trabalho científico visa verificar os desafios do ensino de História na contemporaneidade. Os teóricos mais utilizados para embasar esse artigo foram Maria Auxiliadora Schmidt, Marlene Cainelli, Isabel Barca e Conceição Cabrini sendo trabalhado o conceito de educação histórica que visa promover a intervenção do professor na qualidade da aprendizagem a partir do conhecimento prévio do aluno. O método escolhido para a realização desse trabalho foi uma analise feita em duas turmas do ensino fundamental II verificando a prática docente do professor e o aprendizado do educando sendo trabalhado o tema "Ditadura Militar", com a finalidade de obter resultados no desenvolvimento e aprendizado dos alunos e analisarmos os seus conhecimentos sobre o assunto e fazermos uma definição sobre a compreensão e desenvolvimento da capacidade de produção intelectual histórica dos alunos a partir do Ensino de História. Ressaltamos a importância de se enfatizar um ensino de História mais dinâmico e participativo que possa promover a reflexão, o aprendizado e a consciência histórica nos alunos do ensino básico. Assim, analisamos os avanços e permanências nas aprendizagens dos alunos com relação a Ditadura Militar no Brasil.