ST 01 - FILHO DE ADÃO, FILHA DE EVA. REPRESENTAÇÕES SOBRE O MASCULINO E O FEMININO NA CULTURA ESCRITA DAS CORTES E DA IGREJA NA IDADE MÉDIA OCIDENTAL (SÉC. XII - XV).

LÍVIA PEREIRA GOUVEIA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O presente projeto de pesquisa busca analisar as representações masculinas e femininas presentes na Cultura Escrita, produzidas nos círculos letrados das cortes e da Igreja na Idade Média Ocidental, entre os séculos XII e XV. No decorrer da pesquisa "A Cruz, a Dama e o Cavaleiro. Representações da Sexualidade e Espiritualidade na Cultura Escrita Medieval (Séc. XII - XV)" (Edital IC 2014) foram identificadas duas representações relacionadas à espiritualidade cristã para o masculino e o feminino, que recorrentemente apareciam nos textos produzidos por trovadores, cortesões, clérigos, teólogos: o homem cortês e a mulher pecadora. Trata-se de dois extremos de uma mesma tradição teológica e axiológica do legado judaico-cristão no Ocidente, ancorados na afirmação do patriarcalismo oriental, que fora traduzido durante o processo de cristianização das culturas clássicas e germânicas, entre a Antiguidade Tardia e a Alta Idade Média (séc. IV e VIII). Ao homem, "filho de Adão", a virtude perdida poderia ser retomada com as práticas cortesãs. Às mulheres, filhas de Eva, sedutoras, inclinadas ao pecado, merecia atenção por parte das autoridades públicas (municipalidades, monarquias em formação) e dos tratados teológicos (manuais canônicos, penitenciais). Desta feita, levantam-se as seguintes problemáticas: Por que leituras determinantes em relação ao homem (da virtude que pode ser restaurada) e à mulher (da natureza essencialmente pecadora)? Qual a relação dessas representações sobre o homem e a mulher medievais diante das transformações históricas do período (formação dos Estados Nacionais, reaquecimento urbano-comercial, afirmação da Cúria Romana, revoltas camponesas)? Quais os valores do homem cortesão e os perfis sociais de mulheres pecadoras que foram evidenciados? O que era comum a esses dois núcleos de poder - secular e espiritual - relacionados à representações para o homem e para a mulher à época? Por que essas esferas de poder elegeram a Cultura Escrita como um campo de ação e legitimidade sobre os comportamentos masculinos e femininos? Para a viabilidade deste projeto, serão utilizadas fontes históricas do período disponibilizadas on line ou impressas (romances de cavalaria, trovas, manuais canônicos, penitenciais, bulas e encíclicas papais). Esta pesquisa integra a produção do Grupo de Pesquisa em Cultura Escrita na Antiguidade e na Medievalidade/ ARCHEA-CNPQ-UECE.