ST 10 - ENTRE ‘ENCRUZILHADAS’ E RASTROS: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO NO SÉCULO XIX NA PROVÍNCIA DA BAHIA – FONTES E ABORDAGENS

ANTONIO BARBOSA LISBOA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O objetivo aqui é discutir fontes e abordagens para a História da Escolarização. Esse debate faz parte da pesquisa em desenvolvimento que tem como corrente teórica a História Social (da cultura), principalmente a partir das discussões de E. P. Thompson. O campo em análise possui corpus documental extenso, sendo possibilidades de fontes os materiais da "cultura escolar" através dos instrumentos físicos de registros, normatização e fiscalização das aulas (escolas); os registros oficiais; e ainda fontes que não são utilizadas pelos pesquisadores do campo, tais como: testamentos, inventários post-mortem, escrituras, processos cíveis, entre outros. A proposta metodológica é o paradigma indiciário, numa perspectiva de indícios e rastros nos entrecruzamentos de fontes, possibilitando uma narrativa historiográfica onde as fontes conduzam para reflexões provisórias sobre o passado/presente, e não verdades dadas e prontas.