Na busca por novas possibilidades de ensino e aprendizagem, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) em parceria com o Instituto Aliança, cria um componente curricular conhecido com o Núcleo Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais (NTPPS). Implementado desde 2012, propõe uma intervenção direta na relação ensino e aprendizagem através da pesquisa enquanto método. Neste processo, os professores das disciplinas curriculares atuam como orientadores e avaliadores das pesquisas idealizadas pelos alunos. Este trabalho busca descrever o processo referido, assim como problematizar o objeto cognoscível com base nos debates em torno das politicas educacionais para o ensino de história. A pesquisa é de cunho qualitativo e utiliza como processamento um estudo de caso, se utilizando de técnicas a pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas. O estudo foi realizado em fortaleza, durante os anos de 2015 e 2016. A amostragem levou em conta uma escola estadual e contou com seis sujeitos de pesquisa, entre professores e técnicos educacionais. Constatou-se que a integração curricular interferiu diretamente na percepção do uso da pesquisa, assim como contribuiu para um ensino pautado na transversalidade e colaboração entre os docentes.