Com o processo de organização dos povos do campo no Brasil, nas últimas décadas do século XX, as comunidades rurais, historicamente excluídas, ganharam notoriedade e se tornaram visíveis à sociedade e objeto de preocupação das políticas públicas de governo.
Neste cenário, surge o programa ProJovem do Campo-Saberes da Terra, criado em 2005 e implementado nos governos de Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rouseff, sob gestão da Secretaria Nacional da Juventude. Objetivando a garantia da qualificação profissional, juntamente com escolarização, aos jovens de 18 a 29 anos, que, tenham passado por algum processo de alfabetização, mas que não concluíram o Ensino Fundamental, garantindo o respeito e valorizações em seus contextos pluridimensionais.
Deste modo, o Projovem do Campo-Saberes da Terra tem como meta prioritária proporcionar a educação social e profissional aos jovens que habitam preferencialmente os territórios da cidadania em seus aspectos pluridimensionais.
Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo identificar os saberes, princípios, ideias e elementos conceituais da escrita da História que perpassam a proposta pedagógica para o Programa Projovem do Campo - Saberes da terra. Para isso será feito mapeamento dos professores formadores do projeto, análises de material pedagógico, questionários sobre como eles percebem questões relacionadas ao conhecimento histórico e análise deste material.
Portanto, pensar o Projovem do Campo-Saberes da Terra é mais que olhar apenas para o processo educacional desenvolvido neste projeto, mas também, é estender seus olhares para o homem do campo e suas lutas sociais travadas em busca de conquistas no espaço chamado cidadania.