ST 09 - UM PRÉDIO "MAJESTOSO" EM UMA "QUADRA DE LÁGRIMAS": AS MEMÓRIAS DA SEDE DO CLUBE CEARENSE NOS JORNAIS DE FORTALEZA (1867-1879)

THIAGO ELOI BAHIA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Considerado o primeiro clube social de Fortaleza, o Clube Cearense foi criado em 1867 com o objetivo de congregar as pessoas ditas da elite da capital cearense daquele período. Seus bailes aconteciam em um sobrado alugado na Rua Amélia, atual Rua Senador Pompeu, até o ano de 1872, quando foi inaugurada a sede própria do Clube Cearense. O edifício logo virou o símbolo maior do luxo daqueles integrantes do clube e os jornais da época começaram a trazer notícias daquela instituição e de sua sede em suas páginas.

O objetivo do presente estudo é refletir a memória da sede do Clube Cearense nos principais jornais da segunda metade do século XIX em Fortaleza, percebendo como o prédio foi visto por diferentes periódicos, o que foi relevante para ser noticiado pelos jornais naquele período e as relações do edifício dito luxuoso com uma cidade que sofria com a seca de 1877, uma das piores já registradas no Ceará.