Desde o final dos anos de 1970, início da luta contra a Legislação autoritária do Regime Militar, foram significativas as propostas e mudanças no processo de ensino/aprendizagem da disciplina História feitas pelos pesquisadores e pelos professores da Educação Básica envolvidos diretamente no assunto.
Neste processo de reestruturação do sistema educacional brasileiro, mais recentemente, tivemos a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para colocar em prática as DCNEM foi criado o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio com a intenção de ofertar uma formação de professores que atendam ao processo de globalização que afeta diretamente os processos de estruturação dos currículos escolares e de formação de professores, com vistas a uma cultura escolar reforçada num modelo universal de educação e de sociedade. Assim, foram elaborados, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, dez Cadernos de Formação de Professores, a serem usados nos cursos de capacitação dos docentes do Ensino Médio em todo país.
São, portanto, os Cadernos de Formação de Professores o nosso principal objeto de pesquisa. Estes deverão subsidiar a elaboração de questionários a serem aplicados junto aos professores de História que já participaram deste processo de formação. Neste sentido, esta pesquisa busca identificar qual o perfil de professores de História que os Cadernos de Formação de Professores do Ensino Médio vêm estabelecendo, especialmente para o ensino de História.
Nesta perspectiva, pressupomos que a reforma curricular para o Ensino Médio levou professores e sistemas educacionais a buscar novas formas de ensino, novas metodologias, novos currículos, conteúdos e projetos pedagógicos. Assim, o pacto deixa explícito que um Ensino Médio de qualidade implica numa formação docente de qualidade. Pois um professor preparado eleva o aluno a melhores condições de aprendizagem.