ST 18 - ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA

MARIA NAHIR BATISTA FERREIRA TORRES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Considera-se que os professores de História da Educação Básica mobilizam, diariamente, durante as suas aulas e práticas, diversos saberes e conhecimentos provenientes de variadas fontes, bem como uma perspectiva com fulcro no terreno profissional. O objeto deste estudo é a formação docente para o ensino de História na Educação Básica. O objetivo do ensaio foi analisar a concepção dos docentes acerca da formação recebida para atuar no Ensino Médio na disciplina História. A metodologia do estudo ancorou-se nos escritos de Guathier (1998), Imbernón (2010), Monteiro (2007), Nóvoa (2005), e Tardif (2012). Na fundamentação documental, realizaram-se entrevistas com os docentes específicos atuantes em um município, pertencentes à rede pública de ensino do Estado do Ceará. Constata-se uma dicotomia entre a teoria e a prática, que foi sendo superada pelos docentes, no fazer cotidiano do seu ofício.

Símpósio Temático 18