ST 18 - OS PROFESSORES DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO PARA O USO DE IMAGENS NO ENSINO SUPERIOR

ADRIANO CECATTO

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A utilização de imagens na pesquisa e ensino de História ampliou-se nas últimas décadas, influenciada pelas mudanças educacionais e pela própria historiografia, principalmente com a retomada do aspecto da interdisciplinaridade, em destaque na terceira geração da Escola dos Annales. O objeto de estudo foi o ensino do uso de imagens na formação de professores de História. A demarcação espaciotemporal envolveu a Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 2012. Objetivamos investigar como os professores das disciplinas de ensino do curso de História ensinam os graduandos a utilizar imagens. Caracteriza-se como investigação qualitativa e de caráter documental. Como técnica de coleta de dados, optamos pela entrevista semi-estruturada realizada com docentes, assim como a observação não participante. Como documentos, utilizamos as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de História (DCN's) e os Projetos Político-Pedagógicos. Constatou-se nesta pesquisa que os professores das disciplinas de ensino de História pouco utilizam imagens, priorizando a narrativa escrita; não tiveram formação para trabalhar com imagens como fonte de ensino, mas foram adquirindo os saberes a partir das necessidades profissionais; reconhecem a resistência dos estudantes em relação às disciplinas de ensino de História; consideram ser importante utilizar imagens, mas para isso, é necessário apropriar-se de aspectos teórico-prático e, paralelo ao curso de graduação, criar espaços de formação para a utilização desse tipo de fonte/linguagem.

 

OBS: Não há opção para escolha do Simpósio Temático. Este trabalho deverá ser inscrito no ST-18.

         Também não há opção de escolha das conferências/mesas redondas.