ST-18 A SAUDADE DE JOSÉ - ENSINO DE HISTÓRIA, PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E SEUS DESDOBRAMENTOS

CRISTINA HELOU GOMIDE

Co-autores: MIRIAM BIANCA RIBEIRO AMARAL
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este trabalho trata de apresentar um fanzine, A Saudade de José, resultado de pesquisa realizada durante os mestrado e doutorado na área da história de Goiás, em específico, da Cidade de Goiás, reconhecida pela UNESCO em 2001, como Patrimônio Histórico da Humanidade. A cidade, que até a década de 1930, sediava a capital do Estado de Goiás, após a transferência da capital para Goiânia, cidade planejada para tal, ficou esvaziada. Afinal, muitos de seus moradores eram funcionários do Governo. Nesse processo, vários moradores que permaneceram na Cidade de Goiás, passaram a se sentir abandonados, traídos, largados. Esses sentimentos foram registrados em pesquisa realizada de 1997 a 2007. As pesquisas deram origem ao fanzine, que ilustrado pelo professor Gazy Andraos, retrata os sentimentos das pessoas após a transferência da capital. O fanzine tem sido utilizado como material didático e buscamos aqui apresentar os desdobramentos de seus usos. Alunos têm criado suas próprias histórias de saudade e de mudança, outras vezes, dão continuidade à história de José, dando outros finais para o enredo. Desse modo, as crianças e os adolescentes têm se sentido parte da história e também sujeitos de sua própria história, percebendo-se no processo de construção das ações humanas. Uma monografia, redigida por Yasmin Ribeiro, orientada pela professora Natássia Garcia do curso de artes cênicas da UFG, teve como objeto, o fanzine, eretratou também o uso de A Saudade de José no projeto do grupo de teatro Cidade Livre, que abarca crianças e adolescentes. Os alunos do grupo fazem parte do espetáculo que é uma adaptação do texto, realizada por Yasmin Ribeiro. Nesse processo, os alunos inseriram suas interpretações sobre a história escrita, colocando-se como sujeios da história. Nessa perspectiva, esse trabalho apresentará o processo de pesquisa, elaboração de material didático, ensino da história e os resultados em processo. Enfim, trata-se de um trabalho vinculado às discussões realizadas no Núcleo de Pesquisas de Ciências Humanas - Diálogos Humanidades, Ciência e Aprendizagem (DHUCA), sediado na Faculdade de Educação da UFG, e entendemos que é importante compartilhar nossa produção e assim contribuir com as reflexões no campo do ensino de história.