O MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO E CULTURA E O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA POR CORRESPONDÊNCIA NO ANO DE 1965

MARIA LUSELMA DE SOUSA

Co-autores: MARIA LUSELMA DE SOUSA, CÍCERA CRISTINA SOUSA SOBREIRA, THAIANE CECÍLIA NOGUEIRA DO NASCIMENTO, JESSICA KEILANE MOREIRA DO NASCIMENTO, JÉSSICA RAMOS SANTANA, FRANCISCA IÊDA BRASIL SILVESTRE NETA, JOSÉ DENILSON OLIVEIRA GOMES, ANA CRISTINA LINARD MACÊDO e ARIZA MARIA ROCHA
Tipo de Apresentação: Pôster

Resumo

Introdução: No ano de 1965, o Ministério da Educação e Cultura divulga o Curso de Educação Física por correspondência através da Divisão de Educação Física. A obra rara trata-se de uma coletânea constituída de métodos pedagógicos e técnicos em torno da temática da área com grande valor histórico para compreender a concepção de Educação Física pela citada instituição. Objetivo: Analisar a obra intitulada " Metodologia" do Curso de Educação Física por Correspondência utilizado pela Divisão de Educação Física - DEF, em 1965. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, de caráter qualitativo, do tipo pesquisa documental. A referida obra foi publicada pelo o Ministério da Educação e Cultura, Divisão de Educação Física. Resultados e Discussão. Apesar do tempo, o material apresenta em bom estado de conservação do tempo, linguagem e impressão com clareza. O contexto da obra proporciona uma ampla contextualização do universo do Esporte, caracterizando-o como meio de educação para formação moral do ‘instruendo' com ênfase ao espírito de competição como algo natural do individuo. Nas últimas páginas está a referência do esporte na pedagogia da Educação Física que manifestava forte influência dos desportos sobre as qualidades intelectuais do individuo. Considerações Finais: A obra constitui-se um rico manancial de informações de uma época que constituía o programa corpo-espírito que preparava o individuo por cada período ou determinada idade da criança destacando os cuidados com o corpo, depois com a instrução, e finalmente, com a parte moral. Nos fundamentos científicos estavam a biologia e a psicologia que influenciaram na idealização na educação integral.