DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES DE 8 A 10 ANOS EM CONTEXTOS URBANO E RURAL DE LIMOEIRO DO NORTE/CE

IVINA ANDREA AIRES SOARES

Co-autores: WELLINGTON GOMES FEITOSA e ADELINA SILVA DE CASTRO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O desenvolvimento da criança é um processo que envolve mudança e continuidade a partir da interação com o ambiente e entende-se como desenvolvimento motor, a contínua alteração no comportamento motor ao longo do ciclo da vida. O presente estudo tem como objetivo analisar possíveis diferenças entre o desenvolvimento motor de escolares de oito a dez anos que residem em regiões de zona urbana e rural do município de Limoeiro do Norte/CE. Para tanto, este estudo é do tipo descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra do estudo foi composta por 60 crianças com média de idade (9,12 ± 0,79 em anos), de ambos os gêneros, sendo 30 delas residentes na zona urbana e 30 da zona rural. O desenvolvimento motor foi investigado através do Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2), desenvolvido por Dale Ulrich e validado para uma população Gaúcha por Valentini et al., (2008). A bateria de testes foi aplicada durante um período das aulas de educação física nas escolas públicas municipais de ensino fundamental. Aplicou-se a estatística descritiva com distribuição de média e desvio padrão para caracterização dos sujeitos de pesquisa. Recorreu-se a estatística inferencial realizando-se um teste de normalidade para comparar os grupos e o Shapiro-Wilk para relacionar as habilidades motoras, aplicou-se o Test "t". O nível de significância adotado foi de 0,05. Os resultados evidenciaram que as crianças do gênero masculino possuem diferenças significativas no desempenho das habilidades de controle de objetos em comparadas as crianças do gênero feminino (p < 0,05); as crianças da zona urbana apresentaram desempenho superior às crianças da zona rural e uma maior porcentagem de crianças com a classificação muito pobre (38,33%), seguido por pobre (31,67%), abaixo da média (23,33%) e na média (6,67%). Assim, constatou-se que as crianças que compuseram este estudo demonstraram desempenho motor abaixo do esperado para a idade, sendo de suma importância o planejamento das aulas de educação física pautadas em uma abordagem que promovam atividades ricas em oportunidades de desenvolvimento.