CONTRIBUIÇÕES DAS MONITORIAS PRÁTICAS DE ANATOMIA HUMANA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

AGAMENON JOSÉ CAVALCANTE GOIS

Co-autores: , VANDERSON PAIVA LOPES, DAVI GONÇALVES TEIXEIRA SARAIVA, GERSON LUIS MAREGHELLO DE ABREU e NEÍRES ALVES DE FREITAS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina de anatomia, fundamental aos cursos da saúde, é base para a permanência e continuidade de conteúdos no curso de Educação física, haja vista a constante utilização de seus aprendizados em disciplinas posteriores como Cinesiologia e Biomecânica. Seu objetivo consiste em classificar os ossos, articulações, músculos e órgãos do corpo humano, dando foco na sua funcionalidade, o que é importante para os cursos da área saúde, uma vez que estes trabalham com o corpo humano e entendê-lo é essencial para a realização de uma formação e atuação de qualidade. A monitoria acadêmica atua como importante ferramenta no âmbito Universitário, otimizando os conteúdos e disciplinas. Justifica-se, portanto, o trabalho do monitor como incentivo a mais no processo de aprendizado dos discentes dessa disciplina. Contudo, sua presença e atividade nem sempre é avaliada, por isso, e entender a percepção dos alunos sobre a monitoria é essencial. OBJETIVO: Relatar a experiência dos alunos do curso de Educação Física sobre a prática aplicada na monitoria da disciplina de Anatomia Humana da UECE durante o semestre 2019.1. METODOLOGIA: O presente estudo é um relato de experiência, provindo das vivências dos alunos a respeito dos monitores e monitorias práticas ofertadas na disciplina de Anatomia Humana da Universidade Estadual do Ceará durante o semestre 2019.1 do curso de Educação Física. As monitorias acadêmicas do semestre se deram em um padrão, sendo ofertadas em horários extraclasse, como complemento a disciplina e com a intenção de otimizar o aprendizado. As aulas ministradas pelo professor na carga horária da disciplina dispuseram de conteúdo teórico, deixando o contato prático com as estruturas apresentadas para o horário das monitorias, ministradas por graduandos que obtiveram bom rendimento na cadeira, sob orientação do professor-orientador. RESULTADOS: O contato com as estruturas foi essencial no processo de assimilação dos alunos, que receberam monitorias dos temas abordados nas aulas, podendo manusear as estruturas, observar seu formato, textura e visualizar o real, tendo em vista que os livros e slides oferecem desenhos. A participação das monitorias no laboratório contou com assiduidade e interesse dos alunos ao longo de todo o semestre, que não deixaram de procurar e participar, demonstrando interesse e valorização por esses momentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O observado mostra que os alunos se satisfizeram e melhor assimilam o conteúdo com as monitorias práticas, o que sustenta sua relevância como ferramenta auxiliar no ensino da Anatomia.